Venâncio Aires terá um aumento no Índice de Participação dos Municípios (IPM) para o próximo ano. Isso é o que aponta o índice provisório de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), divulgado no último mês, no Diário Oficial do Estado. Apurado pela Receita Estadual, o índice leva em consideração o comportamento médio da economia local nos anos-base 2023-2024. De acordo com a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, a Capital do Chimarrão saltou sete posições, passando da 34ª para a 27ª posição entre as principais economias do RS, e na 2ª colocação dos municípios do Vale do Rio Pardo.
De acordo com relatórios apresentados pela consultoria contratada pelo Município para estudos de ICMS e evolução da atividade econômica, Venâncio Aires deve ter um incremento de 8,52% em relação ao índice definitivo de 2024, o que significa incremento na arrecadação para o ano que vem. Conforme a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, em 2024 a Capital do Chimarrão teve um índice definitivo de participação de 0,57% e agora, recebe a informação de que o índice provisório para 2024 subiu para 0,62%.
“A maior parte do retorno de ICMS de Venâncio Aires vem da indústria, que é um setor que trabalha seguindo tendências de mercado, política cambial, dólar, exportação, dentre outros. Mas esse esse ótimo desempenho está associado principalmente ao crescimento do setor fumageiro, que mesmo com as enchentes teve uma variação positiva de 10% frente ao ano anterior”, destaca a secretária.
Quanto ao impacto deste aumento do IPM no Orçamento Municipal para 2025, a secretária da Fazenda, Fabiana Keller, comemora a melhoria. “Este resultado evidencia mais uma vez que o nosso Município está crescendo no cenário econômico em comparação com o total do Estado. Mesmo com a boa notícia, nossa compromisso como Fazenda Municipal permanece sendo de investir no gerenciamento dos números para conseguir executar nossos orçamentos sempre com o maior equilíbrio possível”, finaliza a secretária.
Mateus Augusto Silveira Ribeiro, estudante do 7º semestre do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Capão da Canoa, integra um projeto de pesquisa internacional sobre violência em escolas ao redor do mundo. A iniciativa é da Griffith University, da Austrália. Conforme Mateus, em agosto do ano passado, a professora Nadine Connell, da Griffith University, entrou em contato com o Grupo de Estudos em […]
Comentários da publicação (0)