O Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira (23), a montagem do quarto hospital de campanha no Rio Grande do Sul. O município de Novo Hamburgo receberá a unidade que funcionará já nos próximos dias.
A nova unidade tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários. Ao todo, serão seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem prestando atendimento 24 horas por dia.
Além de Novo Hamburgo, outros três hospitais de campanha já foram instalados nas cidades de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.
Desde o dia 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou mais de 4,8 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, em resposta aos impactos das severas enchentes na região.
Somente o hospital de campanha de Canoas registrou 2,8 mil atendimentos, enquanto a unidade de Porto Alegre contabilizou 761. A unidade de São Leopoldo, 156. As equipes móveis atenderam 1,4 mil pessoas e realizaram 58 remoções aéreas.
A nova estrutura em Novo Hamburgo é financiada pela Força Nacional do SUS e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
As enchentes, a chuva extrema e os deslizamentos podem ter espalhado mais de 46,7 milhões de toneladas de entulho por municípios gaúchos. Com base em imagens de satélite e levantamentos de dados, o estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também identificou que cerca de 400 mil estruturas construídas foram inundadas no Estado por causa do extremo climático até 6 de […]
Comentários da publicação (0)