Bruna Tais Fischer ficou em segundo lugar no Demoday Presencial, promovido pela Fundação Sicredi em parceria com Impact Hub São Paulo
O Comitê Jovem, programa sistêmico oferecido pela Fundação Sicredi, tem como objetivo estimular o cooperativismo e a liderança por meio de ações de desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Na Sicredi Vale do Rio Pardo, a iniciativa está em fase de desenvolvimento para iniciar no ano que vem, mas já colhe os primeiros resultados práticos. Na semana passada, a cooperativa acompanhou cinco egressas do Programa Cooperativas Escolares no Demoday Presencial, em Porto Alegre. Elas apresentaram quatro projetos de impacto positivo nas comunidades e Bruna Tais Fischer, 18 anos, ficou em segundo lugar com o projeto Educa Jovem, com oficinas de educação financeira de jovens para jovens.
Com esta colocação, Bruna também recebeu uma premiação e mentoria do Impact Hub São Paulo. O projeto poderá ser inscrito no programa internacional Wycup 2025 e apresentado em outro país. “Fico muito feliz em ver o projeto ganhando destaque e reconhecimento. Como jovem, acredito que posso fazer a diferença, pois aprendi por experiência própria a importância da educação financeira no início da vida profissional. Saber que hoje posso ajudar ainda mais jovens que estão passando por algo que já vivenciei me traz a sensação de estar no caminho certo, realizando meu propósito como ser humano”, ressaltou a jovem, que é egressa da Cooperativa Escolar Brotando da Terra, da Emef Guararapes, de Sinimbu. Atualmente, ela é colaboradora da Sicredi Vale do Rio Pardo e estudante de Administração.
O Demoday é a parte final do Módulo de Exploração e Prototipagem de Projetos e Mentorias do Comitê Jovem, uma formação empreendedora promovida pela Fundação Sicredi em parceria com o Impact Hub São Paulo. Além do encontro presencial, também ocorreu o Demoday On-line. A iniciativa contou com a participação de jovens ligados ao Comitê Jovem de várias Cooperativas de Crédito do Sicredi. Ao todo, foram apresentados 46 projetos, avaliados por bancas multidisciplinares, representadas por jurados do Sicredi e do mercado. Os três projetos que mais se destacaram nos dois formatos tiveram premiação simbólica.
Conforme a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral de Moraes, foram dois meses de participação aos sábados para chegar até a final. Durante o processo, as jovens desenvolveram os projetos com orientação de mentores especialistas. “As egressas se destacaram com desenvoltura e apresentação. É muito gratificante olhar e ver o quanto essas meninas evoluíram, muito disso faz parte delas terem participado do Programa Cooperativas Escolares, que amplia as oportunidades de aprendizado e permite vivenciar valores e princípios do cooperativismo. São vidas transformadas pelo cooperativismo”, destacou Glaucia.
O vereador Rodrigo Rabuske (PL) teve aprovado projeto de lei que determina a disponibilização de meios para realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede saúde que atendam através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Santa Cruz do Sul. Ela será facultativa, individual e realizada por meio de autoatendimento, podendo ser disponibilizada através da instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet ou através de […]