Política

Lula dá aval a sistema de meta contínua de inflação de 3%

today26/06/2024 20

Fundo
share close

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde a decreto que altera o regime de meta de inflação anual para o modelo de meta contínua a partir de 2025, com alvo em 3%, segundo apurou o Estadão/Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado). A medida deve ser publicada hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O aval de Lula ao novo modelo ocorreu em reunião com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, na tarde desta terça no Palácio do Planalto. O encontro também contou com a presença do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, que não constava na agenda de Lula.

A ideia é de que o decreto seja publicado antes da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) programada para a tarde de hoje, a fim de que o colegiado possa fixar a meta de inflação em 3%.

O CMN é formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento (Simone Tebet) e pelo presidente do Banco Central (Roberto Campos Neto). Tradicionalmente, suas decisões são divulgadas depois das 18h. Em junho do ano passado, Haddad anunciou que publicaria o decreto, mas isso não foi feito até o momento. Se a nova regulamentação da meta contínua não for publicada até a reunião do CMN, o conselho precisará definir a meta de inflação anual para 2027.

No começo de junho, o ministro da Fazenda confirmou que o decreto instituindo a meta contínua seria conhecido até o fim deste mês. A informação havia sido adiantada ao Estadão/Broadcast pelo secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello.

Fonte: Correio do Povo

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Aprovada distribuição de doações por pix para mais 10 mil famílias vítimas das cheias no RS

Integrantes do Comitê Gestor dos recursos doados via pix aprovaram, nesta terça-feira, a distribuição de valores para mais famílias que foram atingidas por enchentes em municípios com decreto de estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Serão creditados R$ 2 mil para 10.009 famílias que se enquadraram nos critérios do programa, totalizando R$ 20,018 milhões para esses novos beneficiados. Na primeira etapa, foram contempladas 25.140 pessoas em 86 […]

today26/06/2024 19

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%