O ministro da Secretaria Extraordinária para a Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, confirmou agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira ,16, no Rio Grande do Sul. A viagem ocorre para acompanhamento das ações do governo federal na reconstrução do Estado após as enchentes. Lula desembarca em Porto Alegre na quinta-feira, 15, à noite.
Na última visita, ocorrida em 6 de junho, Lula anunciou um plano para a preservação de empregos nas regiões mais atingidas pelas enchentes. Nesta sexta-feira, ele participará da entrega de obras em duas rodovias federais: o viaduto da Scharlau, na BR-116 em São Leopoldo, e a duplicação de 24 quilômetros da BR-290. Esses atos estão programados para ocorrer durante a manhã.
No período da tarde, Lula estará na Zona Norte de Porto Alegre para a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospital Conceição. A estrutura, que já opera parcialmente desde junho, aguardava a presença do presidente para sua inauguração oficial. Além disso, Lula entregará moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida” para famílias atingidas pelas enchentes, sendo essas as primeiras a receberem novas casas após o desastre.
Mortes
Atualização divulgada na última sexta-feira (9) ampliou para 183 o número oficial de mortos pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil estadual, a lista foi acrescida de uma vítima ainda não identificada, no município de Marques de Souza (Região Centro-Leste). Outras 28 pessoas continuam desaparecidas.
Ao todo, 478 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pela maior catástrofe já ocorrida no Estado. Estima-se que quase 2,4 milhões de seus cerca de 11,3 milhões de habitantes sofreram algum tipo de perda humana ou material, o que representa um índice superior a 21%.
Obras
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira que o chefe do Executivo também fez um pedido para que ministros visitem os Estados para fazer o acompanhamento de obras anunciadas.
De acordo com Padilha, Lula vai manter o ritmo de viagem aos Estados para acompanhar a execução das obras.
O começo desta terça-feira, 13, é de muito frio no Rio Grande do Sul, com marcas perto de 0ºC ou negativas em grande número de cidades. Grande parte do território gaúcho terá mínimas abaixo de 5ºC. Com isso, há formação de geada em quase todos os municípios do Estado e que é forte em diversos pontos. Com o ar frio enfraquecendo, aquece mais à tarde que terá máximas mais amenas. […]
Comentários da publicação (0)