Cidade possui duas zonas eleitorais: a 40ª e a 162ª, abrangendo oito municípios
As eleições municipais do dia 6 de outubro se aproximam, e o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul se prepara para o pleito. Em entrevista ao programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, o chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Jaime Melchiona, explicou que são duas zonas a 40ª e 162ª, abrangendo oito municípios: Santa Cruz do Sul, Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vera Cruz, Vale do Sol, Vale Verde e Passo do Sobrado.
Segundo Melchiona, em Santa Cruz do Sul são 105.866 eleitores aptos a votar em 320 sessões eleitorais e 97 locais de votação. Ele lembra que a última eleição municipal ocorreu em 2020, durante a pandemia. “Na prática, para o eleitor não irá mudar nada, a biometria será utilizada de forma híbrida, ou seja, quem não fez o procedimento mas está com titulo regular vai poder votar sem a biometria. A regra básica é quem votou em 2022 está apto a votar em 2024”, salienta.
O chefe Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul ainda conta que muitos jovens fizeram o título de eleitor em maio deste ano, mas faltou a biometria. Mesmo assim, Melchiona garante que eles poderão votar normalmente.
Desde a última eleição municipal, o número de votantes aumentou em torno de dois mil eleitores em Santa Cruz do Sul. “Muitos jovens fizeram o título, mas a evolução do eleitorado é lenta”, comenta Melchiona.
Ainda de acordo com ele, o prazo para transferências e novos títulos está encerrado. Agora, apenas eleitores que possuem débitos e multas podem estar regularizando a situação, que podem ser verificadas no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE) ou pelo aplicativo e-Título. Melchiona ainda alerta que quem fez o título pela internet precisa conferir a situação e se está apto a votar.
Nesta semana iniciou a convocação de mesários. Melchiona salienta que está sendo feita a convocação através do WhatsApp, e Santa Cruz do Sul já tem mais da metade do número de mesários confirmados, mas ainda estão aceitando inscrições, através do site do TRE. “Sempre necessitamos, às vezes na véspera das eleições algum mesário pede dispensa, então, precisamos sempre desses voluntários. São quatro mesários por sessão. Em Santa Cruz do Sul, são 1.280 mesários e o treinamento neste ano será on-line”, conta.
Para as eleições deste ano, a expectativa é de que resultado seja divulgado de forma rápida, até às 19h30 ou no máximo até às 20 horas. “Nos últimos anos os resultados têm sido divulgado antes das 20h horas. A proposta deste ano é seguir nesse ritmo, não havendo nenhum problema com o clima”, frisa.
O Parque da Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, município de Rio Pardo, sedia na sexta-feira, dia 19 de julho, a segunda mobilização do SOS Agro RS, um movimento em prol da agropecuária gaúcha prejudicada pelas enchentes de maio. O encontro inicia às 10h30min com encerramento previsto para às 16h. Para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, o encontro é de vital importância para […]
Comentários da publicação (0)