Gualter Baptista está sendo investigado por relatórios de uso indevido de recursos do sindicato, autoritarismo e outras irregularidades, além de investigação por assédio sexual
O Novo Stifa emitiu uma nota informando que a decisão aponta indícios de que o presidente teria utilizado recursos do sindicato para custear sua defesa em um processo criminal e outros valores, sem a devida autorização da diretoria, conforme depoimentos de membros do sindicato.
Acompanhe a nota oficial:
A Justiça do Trabalho determinou o afastamento provisório do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região, em 2 de dezembro de 2024.
Em decisão liminar, a 3ª Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul, determinou o afastamento provisório do Presidente de suas funções do NOVO STIFA. A medida foi adotada no âmbito de um processo judicial, conduzido pela Dra Samara Regina Dorfey, a qual representa legalmente o requerente da ação, que integra a Diretoria do Sindicato, sendo o Presidente investigado por relatórios de uso indevido de recursos do sindicato, autoritarismo e outras irregularidades, além de investigação de Assédio Sexual.
A decisão aponta indícios de que o Presidente teria utilizado recursos do sindicato para custear sua defesa em um processo criminal e outros valores, sem a devida autorização da diretoria, conforme depoimentos de membros do sindicato anexados ao processo. Além disso, foram levantadas questões relacionadas ao clima organizacional e ao acesso restrito aos documentos internos da entidade.
A ação teve como base fatos concretos e robustos que evidenciam as irregularidades na gestão da presidência, que poderiam comprometer o funcionamento do sindicato, assim como o cumprimento de sua missão essencial: a defesa dos direitos dos trabalhadores. A diretoria, zelando pela transparência e pelos valores éticos que sustentam a atividade sindical, decidiu recorrer ao Poder Judiciário, um passo que consideramos imperativo para garantir a integridade da instituição. A diretoria do sindicato age com responsabilidade e, acima de tudo, com compromisso com a base de trabalhadores que representamos. Temos a obrigação de preservar a confiança dos nossos associados, garantindo que os recursos, o tempo e os esforços da entidade sejam direcionados à sua específica finalidade: lutar pelos direitos trabalhistas e conquistar melhorias para os trabalhadores.
Gaúchos selecionados receberão treinamento e apoio financeiro O Instituto BAT Brasil abre inscrições para a edição de 2024 do programa Novos Rurais, que oferece formação empreendedora e financiamento de até R$ 5 mil para pessoas que vivem em municípios rurais do Rio Grande do Sul. Ao todo, são 120 vagas, sendo 60 reservadas para egressos do Instituto Crescer Legal e a outra metade para residentes de cidades da região do […]