Nesta patologia, os pacientes contam histórias inverídicas sobre o quadro clínico, simulando sintomas físicos e psicológicos
Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.
Um dos estudos escolhidos tem como título “Concepções de profissionais da Psicologia e da Psiquiatria acerca da Síndrome de Munchausen e sua variação” elaborado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) pela Unisc, Gabriela Prado da Fontoura, com orientação da professora Edna Linhares Garcia. “O projeto foi motivado pela escassez de pesquisas sobre a temática e, ciente de que são necessários maiores estudos para compreender os aspectos em relação à patologia, visando a aderência do paciente ao processo psicoterápico como necessário a proteção às infâncias. Busca-se introduzir o debate científico diante da temática proposta, contribuindo com novos estudos que possam gerar reflexões e discussões para o contexto da psicologia”, diz Gabriela.
Segundo a pesquisadora, a patologia é subestimada devido à falta de informação, uma vez que os dados epidemiológicos são raros, os casos são de difícil comprovação e as abordagens legais são inconsistentes. “Para compor inicialmente este projeto, realizou-se uma revisão sistemática, objetivando identificar as pesquisas realizadas nas duas últimas décadas sobre o assunto. Verificada a escassez de estudos e, visando criar um campo de discussão científica, possibilitando novas bases de conhecimento e de práticas preventivas, o projeto de mestrado tem como objetivo investigar quais as concepções de profissionais da psicologia e da psiquiatra acerca da Síndrome de Munchausen e sua variação, como as concepções se relacionam com as práticas de identificação, prevenção e intervenção no âmbito da saúde mental.”
As considerações finais ainda são parciais, pois a pesquisa está em andamento. Porém, diante dos estudos, percebe-se que os casos são existentes, gerando prejuízos humanos e prejuízos à máquina pública. “É necessário considerar o compromisso ético e político dos profissionais da saúde, na disseminação de informações que colaborem para o saber da área da psicologia, sobre a temática abordada. Para isso, dar voz aos profissionais, na busca do entendimento das diferentes concepções sobre patologia. Pensar as práticas de identificação, prevenção e intervenção no âmbito da saúde mental, pode colaborar para que novos casos possam ser evitados e novos tratamentos na área da saúde possam ser pensados.”
Inscrições abertas
Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado Profissional em Psicologia. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.
O governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), publicou, nesta terça-feira (24/9), na segunda edição do Diário Oficial do Estado, a lista nominal dos 134 candidatos contemplados pelo programa Bolsa Juventude Rural 2024, bem como os resultados dos recursos. Link para a lista de contempolados De acordo com o titular da SDR, Vilson Covatti, o programa é simbólico para o futuro do meio rural gaúcho. “O […]
Comentários da publicação (0)