A MetSul Meteorologia oferece a partir de hoje ao seu público a possibilidade de acompanhar as previsões de deslocamento da fumaça de queimada no Brasil a partir de um dos modelos de dispersão de aerossóis de maior confiabilidade do mundo e usado mundialmente pelos serviços de Meteorologia e agências ambientais. Os dados são do CAMS (Copernicus Atmosphere Monitoring Service) e permitem ao usuário, mesmo não sendo especialista, acompanhar com fácil compreensão as tendências de deslocamento da fumaça. Os mapas incluem dos domínio da América do Sul, Centro da América do Sul, Sul da América do Sul, Sul e Sudeste do Brasil.
Os mapas são de profundidade óptica de aerossóis. Aerossõis atmosféricos são pequenas particulas ou goticulas líquidas que ficam suspensas na atmosfera. Eles podem se originar de poeira do deserto, erupções vulcânicas e incêndios florestais. Eles também são produzidos pela atividade humana. A Profundidade Óptica do Aerossol (AOD) é uma medida da quantidade total de aerossol em uma coluna vertical da atmosfera. As previsões diárias do CAMS fornecem valores para AOD total, bem como individualmente para sal marinho, poeira do deserto, matéria orgânica, carbono preto e aerossóis de sulfato.
Na próxima segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) devem assinar duas portarias para definir a modelagem para execução de obras nos sistemas de proteção contra cheias no Rio Grande do Sul. Será criado um fundo com recursos do governo federal, inicialmente com a cifra de R$ 6,5 bilhões. A assinatura está prevista para ocorrer em Brasília, às 16h. O planejamento, […]
Comentários da publicação (0)