Listeners:
Top listeners:
OUÇA AQUI A RÁDIO AO VIVO!
O Ministério Público de Santa Cruz do Sul (MP) instaurou Procedimento Preparatório (PP) que coloca a prefeita Helena Hermany como investigada. O objetivo do PP é proteger o patrimônio público de Santa Cruz do Sul, tendo em vista que a prefeita é quem decide os procedimentos administrativos que tramitam no município.
O promotor Érico Fernando Barin afirmou que, neste momento, não falará sobre atos específicos da investigação, que segue em curso. O promotor apenas apontou que o MP tem atuação essencialmente técnica, com respaldo legal e em defesa do patrimônio público, e que isso não é interrompido durante o período eleitoral. Da leitura do PP, que não tramita em sigilo, observa-se que visa assegurar que os procedimentos administrativos que tramitam no município sobre a Operação Controle sejam impulsionados com rapidez e não sofram qualquer tipo de influência.
Segundo despacho que deu base ao PP, a prefeita passou a figurar como investigada porque deu declarações públicas pré-julgando os procedimentos que ainda estão em curso no município, já anunciando que não houve irregularidades e que fatos apurados na Operação Controle são “mentiras”.
No PP foram ouvidos procuradores do município, os quais confirmaram que a prefeita teve ciência das provas obtidas pelo Ministério Público na Operação Controle. Além disso, a prefeita já havia adotado uma série de medidas, como a exoneração de secretários e a determinação da instauração de procedimentos administrativos para apuração de faltas funcionais e análise de licitações.
Segundo o despacho lançado no PP, essa aparente mudança de entendimento por parte da prefeita gera o receio de que possa interferir na apuração dos expedientes administrativos sobre a Operação Controle, na linha de suas últimas declarações públicas, de negar a existência de qualquer irregularidade.
O assunto foi mencionado durante a 32ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizada ontem, 09 de setembro. Na oportunidade, a presidente do Conselho de Ética, vereadora Nicole Weber (Podemos), anunciou que está avaliando a possibilidade de um pedido de impeachment da Prefeita Helena Hermany (PP). Sobre esse assunto, o MP indicou que deu ciência sobre o PP para a Câmara de Vereadores, porque o Legislativo tem a missão constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo.
O que diz a prefeita:
Reitero meu compromisso com a transparência e a colaboração com o sistema Judiciário. Os procedimentos do Ministério Público são preparatórios e não judiciais, de sua natureza institucional, e refletem a mesma cautela que sempre tive ao longo da minha vida pública: prezar pela lisura nos processos e garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma correta e eficiente.
Minha trajetória como gestora é marcada pela integridade, com todas as minhas gestões sendo aprovadas pelos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, sem qualquer apontamento. Continuarei agindo dessa maneira, zelando pelo patrimônio público.
Também ressalto que, em período eleitoral, como candidata à reeleição, exerço meu direito à livre manifestação de opiniões e ideias, o que não me exime das responsabilidades que tenho enquanto gestora. Sempre pautei minhas ações pela legalidade e pela boa administração, e assim continuarei, comprometida com o melhor para Santa Cruz do Sul.
Escrito por www.portalradiosantacruz.com.br
Ministério Público MP Operação Controle Prefeita Helena Herany Procedimento Preparatório Santa Cruz do Sul
Emissora de Radiodifusão na região central do Rio Grande do Sul
R. Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054
© 2025 – Rádio Santa Cruz AM 550kHz – Fone: (51) 3715 5958 | Santa Cruz do Sul/RS Brasil