Espaço localizado junto à Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul, deve receber fiéis que sairão em caminhada da Igreja Santo Inácio; Movimento de Cursilhos de Cristandade participa da celebração
No próximo sábado, 8 de fevereiro, ocorre a tradicional procissão à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada junto à Casa de Retiros Loyola, administrada pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) de Santa Cruz do Sul. O evento religioso, organizado em parceria com a Comunidade Santo Inácio, inicia às 18 horas, com a acolhida aos fiéis e, em seguida, procissão com celebração da Santa Missa em direção à Gruta. Após a celebração haverá bênção da saúde para os participantes.
Conforme a coordenadora do MCC da Diocese de Santa Cruz do Sul, Clarisse Knorst, a procissão tornou-se ao longo dos anos um ato de fé e devoção, acompanhado por centenas de pessoas. “Esta procissão já foi coordenada pelo MCC, inclusive. No entanto, nos últimos anos, a organização ficou com a Comunidade Santo Inácio, que foi quem iniciou esta tradição, há muitos anos. Nós sempre participamos desta caminhada e para nós é muito importante para que possamos renovarmos a nossa fé”, ressalta.
Clarisse explica que a celebração tem início durante a procissão, a partir das 18 horas, quando está prevista a saída para a Gruta. “Durante todo o trajeto, o celebrante, que neste ano é o padre Giovane Gonçalves, inicia a Santa Missa, celebrando até a parte que antecede o rito do ofertório. A partir daí, a celebração é concluída na Gruta, que fica dentro da área da Casa de Retiros Loyola”, revela a coordenadora do MCC, ao informar que algumas pessoas, que não participam da caminhada, se dirigem diretamente ao local. “É importante lembrar que não há acomodações junto à Gruta, então que vai direto, pode até mesmo levar a sua cadeira”, recomenda.
A coordenadora do MCC conta ainda que a procissão à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é uma oportunidade de demonstrar a gratidão, pedir alguma graça ou até mesmo, pagar uma promessa feia. “Eu, particularmente adoro. A celebração lá na Gruta para mim é muito emocionante, porque podemos ver a imagem lá no alto, o povo aos seus pés, rezando e ao fundo a água caindo pelas rochas da cachoeira é reconfortante. Sem dúvida, um momento especial”, complementa.
O trajeto da procissão sai da igreja Santo Inácio, na Rua Gaspar Silveira Martins, passando pela rua da Gruta e retornando à Rua Gaspar Silveira Martins, com destino à Casa de Retiros Loyola. O evento está marcado para o sábado, dia 8, confirmado com tempo estável.