A Rádio Santa Cruz recebeu na manhã desta terça-feira, 04, no Programa Conexão Regional, o novo coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, coronel Cesar Eduardo Bonfanti. Na oportunidade, ele apontou os principais desafios e planos para este ano de 2025 ao assumir o cargo.
Quanto ao Bairro Belvedere, Bonfanti citou algumas ações que estão sendo realizadas para dar mais tranquilidade aos moradores e estabilidade ao bairro. “Nós realizamos uma atuação solicitada pelo prefeito Sérgio Moraes e também pelo vice Alex Knak, inicialmente no Bairro Belvedere, pois havia uma necessidade emergencial no local. Atuaram em conjunto na ação a Secretaria de Obras, a Defesa Civil, entre outros setores. Foram e ainda estão sendo feitas atividades referentes à construção de novas bocas de lobo, nova canalização, cobertura de rachaduras e fissuras”, afirma.
Ele destaca a realização de diversos estudos aprofundados, incluindo o auxílio de equipes especializadas vindas de São Paulo para darem um suporte ainda maior ao município. “Paralelo a isso, estão sendo feitos alguns estudos, que devem ser entregues até a metade do ano, com o objetivo de serem realizadas intervenções mais definitivas e que mantenham a estabilidade nos bairros. Além disso, Santa Cruz do Sul vai contar com equipes vindas de São Paulo, que irão realizar estudos e fazer um mapeamento detalhado em todo o município, para que tenhamos um conhecimento maior sobre prevenção referente as áreas de risco, enchentes e deslizamentos”, explica.
Sobre o custeio dos projetos, Bonfanti menciona a importância de buscar recursos junto ao Estado e também com o Governo Federal, para que o município dê seguimento às intervenções. “Será necessário um investimento alto para serem realizadas essas intervenções. Isso vai demandar ter um bom projeto, um bom planejamento e buscar recursos no Estado e junto ao Governo Federal”, complementa.
Cesar Eduardo Bonfanti frisou também a importância de a Defesa Civil do município contar com agentes concursados atuando dentro do órgão, uma vez que a projeção aponta que cada vez mais desafios irão surgir, necessitando, assim, um trabalho pautado na constância e no planejamento. “Estamos nos estruturando dentro do possível, pois hoje a prefeitura se encontra em um momento delicado em termo de recursos, mas nós temos que profissionalizar a Defesa Civil. Nós estamos planejando, para num futuro breve, começarmos a colocar pessoas que vão permanecer como funcionários públicos contratados no setor, e isso é fundamental. Temos que ter funcionários que pensem em Defesa Civil, que a levem para os nossos distritos em termos de orientação, equipamentos e estrutura. Para isso, precisamos de pessoas capacitadas, treinadas, comprometidas e que tenham um histórico dentro daquele setor”, conclui.
Por: Jonathan Castro