A Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) de Santa Cruz do Sul vive um momento de mudança. Com 76 anos de existência, a entidade é a mais antiga que atende e acolhe idosos em situação de vulnerabilidade na cidade. Entretanto, 2024 foi um ano de muita dificuldade para a instituição. Uma operação da Polícia Civil prendeu o ex-coordenador da Asan, Marco Antônio Almeida de Moraes, por desviar recursos da entidade. Os valores ultrapassam 1,8 milhão de reais.
Na manhã desta quinta-feira, 06, representando a nova gestão da Asan, o presidente do Conselho Fiscal, Fernando Rabuske, participou do programa Conexão Regional, com Josemar Santos.
Na oportunidade, Rabuske falou sobre o trabalho que vem sendo realizado para tentar reergeur a entidade, que foi alvo de desvios milionários praticados pelo antigo coordenador que hoje se encontra detido. “O cenário que encontramos era deprimente. Sofremos uma gestão péssima e que deixaram os idosos desamparados. Desde que assumimos, estamos restabelecendo o trabalho, estamos trabalhando para reconstruir, contratando colaboradores e dando o amparo necessário para essas pessoas que tanto precisam. Temos um olhar atento para com os funcionários, pois muitas vezes eles são as únicas pessoas que esses idosos tem convívio”, acrescentando que o antigo gestor contratava inclusive familiares com salários mais altos, dispensando os profissionais técnicos.
Na última segunda-feira, 3, o presidente do Conselho Fiscal fez o uso da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, quando falou sobre o assunto. “É uma nova Asan. Usamos a tribuna para solicitarmos ajuda da população e dos parlamentares. Nossa gestão está sendo e vai continuar sendo transparente. Tudo o que for doado será mostrado para a comunidade”, enfatiza.
Atualmente, a Asan atende 79 idosos, sendo que a grande maioria não possuí vínculo familiar. “Muitas vezes os idosos chegam deprimidos, tiveram uma vida difícil. Esse tipo de atenção que precisam, para eles verem que tem alguém do lado deles, isso é muito gratificante”, frisa”.
Por: Henrique Bauer