Listeners:
Top listeners:
OUÇA AQUI A RÁDIO AO VIVO!
Desde a última quarta-feira, 18, quando foi aprovado pelo Senado a lei que limita a utilização de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país, o assunto virou motivo de debates e repercussão em massa nas redes sociais e nos meios de comunicação.
Diante disso, nesta manhã de sexta-feira, 20, a Rádio Santa Cruz recebeu a doutora em Ensino, Nêmora Backes, no programa Conexão Regional, apresentado por Josemar Santos, para debater sobre o assunto e saber a opinião da especialista acerca da utilização dos aparelhos eletrônicos nas salas de aulas das escolas.
Em um primeiro momento a professora, Nêmora Backes destacou o respaldo dado às escolas com a criação do projeto de lei aprovado pelo Senado. “Analisando o projeto de lei e todo o contexto e cenário que vivemos, é uma questão que divide opiniões. Tem seus prós e contras, mas eu vejo muito em sentido de ela respaldar o papel da escola. Muitas escolas hoje, em diferentes cenários educacionais, já têm em suas regras de convivência dentro do espaço pedagógico, essa regra de que o celular é apenas para fins pedagógicos, apenas quando o professor solicita. Então, acredito que essa lei venha para respaldar as escolas e os ambientes escolares”, analisa.
Perguntada sobre os malefícios causados pela utilização dos celulares, a professora destacou três pontos que mais chamam a sua atenção no presente momento. “Alguns malefícios que são bem comuns e perceptíveis são as questões relacionadas com a socialização. A partir do uso da tecnologia sem controle, observa-se que os alunos não socializam entre eles por estarem imersos naquele universo. Outro ponto é a limitação da criatividade, é muito fácil pesquisarmos algo no Google e obtermos as respostas, e por conta disso, não estimulamos a criatividade. E, claro, temos que falar da dependência que a tela do celular causa nas pessoas. Por serem criados a partir de muitos estímulos que sobrecarregam nosso cérebro, acabam causando alguns déficits cognitivos, em função dessa dependência e estimulo excessivo”, explica.
Ainda de acordo com Nêmora Backes, o maior desafio neste momento para os professores, no geral, é fazer com que as aulas sejam mais atrativas do que o próprio celular e fazer com que os alunos saibam utilizar o eletrônico da maneira correta dentro do ambiente escolar. “O maior desafio do professor hoje em dia é tornar a sua aula muito mais atraente e interessante do que o celular e os estímulos que ele tem a oferecer. E para isso temos uma série de recursos, como, por exemplo games, quiz e aplicativos específicos para a sala de aula. A partir disso, vai da forma de conduzir e da criatividade do professor, para que consiga mesclar e fazer com que a tecnologia seja utilizada da forma certa dentro de uma sala de aula. Não acho que temos que excluir a utilização dele, temos que aprender a utilizá-lo da forma certa, pois é uma ferramenta útil e precisamos potencializar o uso da forma adequada”, conclui.
Por: Jonathan Castro
Escrito por www.portalradiosantacruz.com.br
Emissora de Radiodifusão na região central do Rio Grande do Sul
R. Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054
© 2025 – Rádio Santa Cruz AM 550kHz – Fone: (51) 3715 5958 | Santa Cruz do Sul/RS Brasil