Destaques

“O objetivo é que as eleições transitem em um patamar mínimo de civilidade”, enfatiza juiz eleitoral de Santa Cruz

today27/09/2024 21

Fundo
share close

Dr. André Luis de Moraes Pinto esteve na Rádio Santa Cruz nesta sexta-feira, 27, quando avaliou o período de campanha eleitoral e projetou o pleito de 6 de outubro

As eleições municipais de 2024 estão chegando ao fim com o dia do pleito que se aproxima. Cerca de 155 milhões de brasileiros irão às urnas no domingo, 06 de outubro. Na região do Vale do Rio Pardo, são duas zonas eleitorais, a 162ª e 40ª. A zona 40ª responde por parte de Santa Cruz do Sul e pela totalidade de Gramado Xavier, Sinimbu e Herveiras. A zona 162ª representa a outra parcela da cidade da Oktoberfest, e por todo o território de Vale do Sol, Vale Verde, Passo do Sobrado e Vera Cruz.

Em Santa Cruz do Sul, a cidade mais populosa do Vale do Rio Pardo, são 105.866 eleitores, divididos em 98 locais de votação. Dos oito municípios incluídos na 40ª e na 162ª zonas eleitorais, somente Vera Cruz possui uma chapa única para candidatura à majoritária.

Em entrevista ao programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz nesta sexta-feira, 27, o juiz eleitoral da 162ª Zona Eleitoral, André Luis de Moraes Pinto, que também é responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral, comentou que percebe um acirramento de ânimo nos municípios que abrangem a 162ª zona, sendo algo que lhe traz preocupações. “Já temos tomados algumas medidas como, por exemplo, a vedação de atos de campanha, como em Passo do Sobrado, local em que foram proibidas as carreatas até as eleições”, conta.

Como consequência, mencionou que isso acaba trazendo prejuízos para a população, pois o período de propaganda eleitoral tem diminuído cada vez mais. “É um período estreito para que as pessoas não tão ligadas à política possam conhecê-los. Na medida em que esses atos vão sendo retirados, isso, de fato, se torna um prejuízo, mas a preocupação maior da justiça eleitoral é que as eleições transitem e sejam concluídas em um patamar mínimo de civilidade, de humanidade, de respeito, e o nosso objetivo é diminuir os riscos a integridade física e a vida não somente dos candidatos e de seus apoiadores, mas também da comunidade”, frisa.

Moraes Pinto ainda salienta que os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e no segundo turnos das eleições não poderão votar. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais, de acordo com as regras eleitorais. Pelas regras, a pessoa que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar a ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno. Ele acrescenta que a justificativa pode ser feita presencialmente no cartório eleitoral ou pelo aplicativo e-Título.

Para o resultado da votação na região, o juiz eleitoral revelou que a apuração leva em torno de duas horas após o encerramento da votação. Com isso, a previsão é de que o resultado seja divulgado às 19 horas. Sobre as distribuição das urnas eleitorais, os equipamentos serão encaminhadas para os locais de votação na véspera da votação, ou seja, no sábado, dia 05.

Por: Lauren Fernandes

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Agricultura

Vale do Sol recebe 1º Seminário Regional de Paisagismo e Turismo Rural com grande participação

O 1º Seminário Regional de Paisagismo e Turismo Rural, realizado em Vale do Sol ocorreu no dia 26 de setembro, no Ginásio da Igreja Católica São José, e foi um grande sucesso, contando com a presença de cerca de 240 participantes de toda região. O evento destacou a importância do paisagismo e do turismo rural, com uma programação rica em palestras, cases de sucesso e oficinas práticas. A abertura do […]

today27/09/2024 17

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%