Destaques

“O tradicionalismo é pautado pelo acolhimento, respeito e inclusão”, enfatiza vereador Andrei Barboza

today19/03/2025 5

Fundo
share close

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 17, o vereador Andrei Barboza (PDT) teve um projeto de lei aprovado, no qual reconhece as atividades tradicionalistas como patrimônio do município. Na manhã desta quarta-feira, 19, o legislador participou do programa Conexão Regional, com Josemar Santos, e deu mais detalhes do projeto.

O projeto ingressou no Legislativo no início de fevereiro e reconhece os bailes, fandangos e danças tradicionais do nativismo gaúcho, desenvolvidos e realizados por entidades e grupos tradicionalistas oficiais, como atividades de patrimônio público, cultural, histórico e de lazer do município.

O vereador celebrou a aprovação do projeto, qualificando como um momento especial, pois foi logo após a realização da 35ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) realizada pela terceira vez em Santa Cruz. “O que vimos no final de semana foi muito bonito, terceira vez em dez anos que a cidade recebe a festa. Na sessão de segunda a Câmara estava lotada de pessoas ligadas ao tradicionalismo,. São pessoas que estavam ali para buscarem seus direitos, e isso me deixa muito feliz”, conta.

Barboza falou sobre sua trajetória no tradicionalismo, que começou desde cedo e comenta sobre os bailes interditados recentemente. Segundo o projeto, os ensaios e treinos para os eventos oficiais, realizados por entidades e grupos tradicionalistas, também serão incluídos em proteção pública, cultural, histórica e de lazer em Santa Cruz do Sul. “Sempre tive grandes professores no tradicionalismo, mas isso começou dentro da minha família, fui incentivado desde criança. O que se prega dentro de um CTG não é nada ofensivo, bem pelo contrário, o tradicionalismo é pautado pelo acolhimento, respeito e inclusão, não podemos ter esses locais interditados”, comenta.

O legislador ainda aproveitou para fazer uma avaliação do mandato até aqui. “Não me envergonho em dizer que estou aprendendo. Temos uma demanda muito grande no nosso gabinete, estamos sempre a todo o vapor. As demandas que chegam são importantes, e isso é muito bacana, pois mostra que as pessoas acreditam no nosso trabalho”, enfatiza.

Por: Henrique Bauer

Escrito por admin

Rate it