O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira está agendado para realizar as aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem na próxima próxima segunda-feira. Essa é a etapa final para homologação da pista e da cabeceira 11.
As taxiways (vias de acesso entre a pista e pátio de aeronaves) A, B, J, C e P, bem como a K, H e L, de acesso para a Aviação Geral, também serão entregues na data prevista. A partir desta etapa, o aeroporto passará a oferecer 13 posições de estacionamento para aeronaves, além da ampliação do horário de funcionamento do aeródromo, que hoje é entre 8h e 22h, para operação 24 horas, todos os dias da semana.
Essa expansão permitirá que as companhias aéreas, conforme planejamento e estratégia, ampliem o número de voos com origem e destino ao Porto Alegre Airport. Além da pista completa, a Fraport Brasil entregará, no dia 16 de dezembro, a área internacional, incluindo os espaços para operação das autoridades alfandegárias – estruturas e equipamentos para Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Anvisa – a sala de embarque e desembarque, o que permite a retomada dos voos internacionais.
Já no dia 19 de dezembro o primeiro voo internacional será operado pela companhia aérea Copa Airlines. O voo proveniente da Cidade do Panamá (PTY) tem chegada prevista à 0h20min do dia 19. A partida, saindo da capital gaúcha direto para PTY, está programada para a 1h25min. Serão quatro frequências semanais operadas pela Copa, a partir desta data. No dia 2 de janeiro, serão retomados os voos de Porto Alegre para Lima, no Peru, e no dia 3 de janeiro, para Santiago, no Chile. Ambos os voos, operados pela Latam Airlines, terão três frequências semanais cada.
As subestações de energia, fortemente impactadas pelas águas, foram recuperadas e estarão 100% operacionais a partir do dia 16. Desde o dia 21 de outubro, data da reabertura parcial das operações no Porto Alegre Airport, inúmeros avanços ocorreram no processo de recuperação. No dia 27 de novembro, por exemplo, o check-in doméstico retornou ao seu espaço original, oferecendo mais espaço e maior comodidade aos passageiros e trabalhadores.
A Fraport Brasil informa que seguirá realizando ações de melhoria na estrutura do aeroporto e terminal de passageiros, incluindo intervenções no pátio de aeronaves e vias de acesso. “Seguiremos trabalhando para que o Porto Alegre Airport seja reconhecido pelos passageiros e parceiros como um dos melhores do país. É o nosso compromisso com o Rio Grande do Sul e com o Brasil”, reforça Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Fonte: Correio do Povo