Notícias

Padre Leão Gomes da Silva recebe título de Cidadão Santa-cruzense

today13/08/2024 20

Fundo
share close

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene na noite desta segunda-feira, dia 12, para a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense ao Padre Leão Gomes da Silva. A iniciativa foi do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo).

A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Luís Trevisan (PSDB) e a mesa contou com a participação do vereador Raul Fritsch (Republicanos); do prefeito de Gramado Xavier, José Marcelo Laufer; do padre Leandro José Lopes, representante do bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul; de Rui Alberto Kaercher, presidente da Associação dos Devotos da Mãe Rainha; de Jader Augusto Rodrigues, amigo do homenageado; da professora Glacy Falleiro, amiga do homenageado e indicadora do título.

O vereador proponente, Francisco Carlos Smidt, apresentou o currículo do homenageado. O Padre Leão Gomes da Silva nasceu a 10 de abril de 1947, em São Sebastião de Boa Vista (PA), sendo filho de Semião Gomes da Silva e de Antônia Paula da Silva. Possui curso superior em Filosofia e Teologia pela faculdade de IFIBE, de Passo Fundo (RS) e licenciatura plena pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa (RS).

Teve sua ordenação diaconal em 1990, na Paróquia Espírito Santo,  em Santa Cruz do Sul, co  o bispo Dom Aloísio Sinésio Bohn. Já a ordenação sacerdotal ocorreu em 1992, na Paróquia de São José Operário, na Diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde atuou por cinco anos.

Atuou como pároco em várias paróquias da Diocese de Santa Cruz do Sul, como a Santa Bárbara, em Encruzilhada do Sul; a São José do Patrocínio, em Amaral Ferrador; a Divino Espírito Santo, em Santa Cruz do Sul; a Santa Catarina , em Linha Brasil, Venâncio Aires; a Cristo Rei,  em Gramado Xavier.

Também foi cedido pelo bispo Dom Aloísio Sinésio Bohn para atuar na Diocese de Cruz Alta, com Dom Jacó Roberto Hilgert, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ijuí e vigário paroquial na Paróquia da Natividade, também em Ijuí.  Desde 2021, o Pe. Leão atua na paróquia Jesus Mestre da Palavra, região pastoral na Diocese de Santa Cruz do Sul.

Antes da sua ordenação, foi o primeiro catequista na paróquia Divino Espírito Santo, na comunidade Santa Rita de Cássia, atendendo também a pastoral carcerária no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, preparando muitos detentos para os sacramentos da comunhão e crisma. Junto com a Irmã Vitória Koch, atuou junto às famílias carentes nos projetos sociais da atual Região Pastoral, no antigo bairro Vila Esperança.

“Padre Leão, além de ser padre missionário, é amigo de todos. E, de modo todo especial, é também um verdadeiro cuidador da mãe natureza, amigo dos animais, por serem criaturas do Criador – criador, criação, criatura.  Pe. Leão sempre diz aos seus amigos ser um presbitério super feliz e abençoado por Deus”, assegurou Carlão.

O vereador ainda destacou que em todas as paróquias, onde atendeu como Pároco, foi acolhido com festa e, em suas transferências, as despedidas ocorriam com festividades. Em suas despedidas, as diretorias sempre o homenageavam, descrevendo seu perfil humanístico.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Destaques

Dois projetos são aprovados pelo Legislativo nesta segunda-feira

Dois projetos foram aprovados na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na tarde desta segunda-feira, dia 12, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi. A sessão foi conduzida pelo presidente Gerson Luís Trevisan. De autoria do vereador Luizinho Ruas (PSB) foi aprovado – com voto contrário de Bruno Cesar Faller (PDT) - o projeto de lei que altera a Política Pública de Assistência Social, que prevê o […]

today13/08/2024 16

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage