Os painéis do quarto encontro do “Cada Gota Conta”, evento realizado em Santo Antônio da Patrulha, apresentaram subsídios relevantes para a pauta da reservação de água, irrigação e piscicultura.
“O produtor que reserva água, ao invés de ser criminalizado, deveria ser pago por isso. A água armazenada infiltra e abastece os mananciais.” – José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS.
“Se quisermos mudar, é simples. Eu tenho respeito pelo Conselho do Meio Ambiente, mas é a Assembleia o local do debate, dos grande debates.” – Claudio Cunha, advogado especialista em Direito Ambiental.
“Um dos pontos fortes da Bacia do Rio dos Sinos é ter sistema de irrigação e drenagem prontos. Aqui em Santo Antônio da Patrulha chove até 1.700 milímetros anualmente, mais que a média gaúcha, que é de 1.500. Precisamos de armazenagem.” – José Tronchoni, engenheiro agrônomo do IRGA, que traçou o cenário local das águas.
“Reservatório do tipo açude, que coleta água a partir da chuva, não precisa de licenciamento até cinco hectares.” – Cristiano Prass, chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
O Sindicato das Professoras(es) e Funcionárias(os) de Escola do Rio Grande do Sul (CPERS) realizou eleições on-line para a escolha de sua nova Direção Central e de seus 42 Núcleos para o triênio 2024/2027. Para o 18º núcleo que abrange Santa Cruz do Sul, Cira Kaufmann foi reeleita com 486 votos. Cira é integrante da chapa 1, seu adversário era Sandra Maria Lemos, da chapa 3, que recebeu 361 votos. […]