Santa Cruz do Sul

Palestra incentiva o cultivo de bons hábitos para a longevidade saudável

today10/10/2024 11

Fundo
share close

Envelhecer com saúde e qualidade de vida. Para contribuir na conquista deste objetivo, o médico de família e comunidade, Eduardo Bernhard, falou durante pouco mais de uma hora para uma plateia formada por mais de 300 idosos participantes de grupos atendidos em projetos desenvolvidos pela sociedade civil e prefeitura. A atividade, uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Unimed, Unisc e Prefeitura de Santa Cruz do Sul, ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 9, no auditório central da Unisc, como parte da programação do Mês da Longevidade.

Em um tom informal e bem descontraído, Eduardo deixou de lado o “discurso técnico” e buscou descomplicar a “busca por uma vida saudável”, mostrando que cuidar da saúde pode ser bem mais simples do que parece. Segundo ele, todo o cabedal de conhecimento, que chega através das redes sociais, acaba muitas vezes mais por confundir o leigo, do que esclarecer. “Precisamos ter cuidado com a internet. Muita informação nos deixa atordoados, cuidar da saúde é simples e as vezes a gente complica”, alertou.

Bernhard propôs um olhar mais integrativo e não tão compartimentado da saúde. Mesmo com uma medicina cada vez mais especializada, ele disse que vale a pena fazer o esforço de compreender a saúde de uma forma mais integral e defendeu como fator decisivo para o bem-estar geral, o aspecto emocional. “Cuidem o pensamento negativo, não puxem para vocês as doenças. Se estamos bem, tudo flui. Quando a gente se estimula, dá risada, tudo melhora, mas se a pessoa está ansiosa, preocupada, só em casa, o organismo entende isso e não responde bem”, explicou.

A importância de se manter sempre em movimento foi a lição que a educadora física da Unimed, Tatiane Zinn, deixou aos participantes da palestra. “O exercício físico está no topo do cuidado com a saúde e qualidade de vida, ele é único e ninguém pode fazer por nós. Hoje não existe uma cápsula que a gente tome e que vá fazer o efeito do exercício físico”, disse. A educadora também falou dos riscos da automedicação e sobre a importância de se observar corretamente a administração de medicamentos prescritos.

Atividade física, sono reparador, boas relações sociais, alimentação balanceada, exames de rastreio e tratamento levado à risca quando necessário e orientado pelo médico, são a receita para se manter saudável, segundo Eduardo. Ele ensina que atitude é a palavra-chave e afirma que 90 por cento dos problemas de saúde não precisariam de remédio se as pessoas cultivassem bons hábitos de vida. “A saúde não está no exame e nem no remédio, mas no nosso comportamento”, disse.

Na agenda para o Mês da Longevidade constam ainda no dia 17, às 9h30, a Caminhada da Maturidade, a partir da Praça Getúlio Vargas; dia 22, a Feira Cultural dos Idosos, na Praça da Cultura, e no dia 30, audiência pública promovida pelo Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara de Vereadores.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Educação

Colégio Mauá encerra participação nos Jogos Escolares com medalhas de ouro

Além das conquistas, dois atletas do colégio agora presentarão o Brasil no Sul-Americano Escolar Consolidando sua tradição no esporte escolar, o Colégio Mauá teve uma participação de destaque nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2024, realizados em Recife, Pernambuco. A competição, que durou 13 dias e envolveu estudantes de todo o país, contou com delegações dos 26 estados e do Distrito Federal. Entre as modalidades disputadas, os alunos do Mauá […]

today10/10/2024 43


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%