A partir de um projeto criado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), em parceria com o FGTAS/Sine Santa Cruz, 22 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho em diversas empresas locais. Denominada Sine Inclusivo, a iniciativa tem como objetivo inscrever e firmar parcerias com as empresas, incentivando a contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs), promovendo a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
A proposta visa facilitar a aproximação entre as empresas e os candidatos, além de proporcionar condições mais favoráveis na hora da entrevista, como o acompanhamento de Intérprete de Libras, da Central de Libras do Município, que também é parceria nessa iniciativa.
Para facilitar o acesso ao emprego, toda primeira quinta-feira do mês, as empresas atendem os candidatos no próprio Sine, atualmente localizado junto à Câmara de Vereadores. De acordo com a presidente do Compede, Francine Beatriz da Silva, o projeto, implantado em junho de 2023, tem sido bem acolhido, tanto pelas empresas como pelas pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é criar mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho em nossa cidade para pessoas com deficiência. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados dessa parceria e com o impacto positivo que ela tem gerado”, afirmou Francine.
Um dos exemplos é o jovem Lucas Azeredo, de 23 anos, que está trabalhando em uma empresa de transporte desde outubro, e conseguiu a oportunidade na função de auxiliar administrativo, através do Sine Inclusivo. “Estou muito feliz porque tenho ótimas condições de trabalho. Está sendo uma ótima experiência”, afirmou.
Satisfeitas com a nova oportunidade, Ana Carolina de Oliveira Viçosa e Karoline Torres de Mattos também participaram do projeto e estão trabalhando em uma empresa da área de tecnologia. “Foi algo desafiador neste meu primeiro emprego. Mas fui muito bem acolhida aqui e meus colegas de trabalho e minha gestora compreendem e respeitam meus requisitos de adaptação, e isso me deixa extremamente confortável no ambiente de trabalho”, declarou Ana Carolina.
A coordenadora do FGTAS/Sine, Marisa Maria Schuck, explica o procedimento para as empresas interessadas em aderir ao projeto. “Qualquer empresa interessada pode entrar em contato conosco, e enviaremos um formulário para preenchimento, para que possamos, em seguida, cadastrá-la no sistema e divulgarmos para comunidade”, explicou. Ainda segundo ela, mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp (51) 98154-3889.
Anteriormente, o índice mais baixo havia sido observado em outubro de 2024, com 6,2%. Na comparação com o mesmo período de 2023, a taxa de desocupação era de 7,5% A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,1% no trimestre encerrado em novembro, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o menor índice de desocupação registrado desde o início […]