O prazo de pré-matrícula na Rede Estadual termina domingo (7/7). São mais de 10 mil vagas abertas para cursos técnicos, para o Curso Normal – Aproveitamento de Estudos e para o Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, que pode ser encontrada na aba Serviços do site da Secretaria da Educação (Seduc). Caso o responsável ou o próprio estudante maior de idade não possuam acesso à internet, poderão solicitar orientação e acesso em qualquer unidade escolar da Rede Estadual.
A seleção ocorre entre 19 e 22 de julho, por sorteio ou prova, dependendo da vaga desejada. A divulgação dos resultados deve ocorrer a partir de 30 de julho, e as informações para matrícula serão enviadas para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição.
Critérios de classificação
Quando o número de inscritos for superior ao de vagas disponíveis, a classificação para a matrícula será realizada de acordo com os seguintes critérios:
EJA: ter 15 anos completos no dia da matrícula para Ensino Fundamental e 18 anos completos para turmas de Ensino Médio;
Curso Normal – Aproveitamento de Estudos: ingresso por sorteio, com divulgação no site da Seduc;
Educação Profissional: ingresso conforme regimento escolar, também divulgado no site da Seduc.
Efetivação da matrícula
A matrícula será efetivada de forma presencial na secretaria da unidade escolar para a qual o estudante for designado. É necessário apresentar CPF, certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e, no caso de menores de 18 anos, o documento do responsável. Os estudantes também podem solicitar o uso do nome social durante a matrícula, e o edital assegura acesso e acomodação para pessoas com deficiência.
Cronograma
Inscrições: 27 de junho a 7 de julho
Sorteio ou prova para ingresso: 19 a 22 de julho
Resultados: a partir de 30 de julho
Efetivação da matrícula: 30 de julho a 2 de agosto
Nos municípios do Rio Grande do Sul mais prejudicados pelas inundações do final de abril e maio, a proporção de postos de trabalho formais afetados ficou entre 84% e 92%, revela estimativa divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O percentual de estabelecimentos privados atingidos nos municípios de Eldorado do Sul, Roca Sales e Muçum situa-se entre 74% e 82%. Conforme o Ipea, as estimativas dão […]
Comentários da publicação (0)