Honraria foi concedida durante cerimônia em comemoração aos 182 anos do 7º BIB
Na manhã desta sexta-feira, 8, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realizou, em seu quartel, uma solenidade alusiva ao aniversário de nascimento do General Gomes Carneiro, patrono do 7º BIB, em comemoração aos 182 de criação desta organização militar. Durante o evento, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, junto de outras 34 pessoas, foi agraciada com o Diploma de Amigo do Batalhão, em reconhecimento ao trabalho conjunto de ajuda humanitária realizado durante as enchentes de maio deste ano.
A prefeita expressou gratidão. “É uma honra receber esta homenagem de uma instituição tão comprometida com as causas sociais. O trabalho do 7º BIB foi fundamental na reestruturação de nossa cidade após as enxurradas, levando apoio e esperança às famílias que mais precisavam. Em nome de Santa Cruz do Sul, deixo meu sincero agradecimento a todos os militares e instituições parceiras que, sem medir esforços, dedicaram-se a esse trabalho humanitário”, afirmou.
Na ocasião, o coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, que comanda o 7º BIB, fez um pronunciamento e recordou que o Batalhão foi criado em maio de 1842. A cerimônia, prevista para aquele mês, no entanto, não pôde acontecer. “Durante sua existência, nossa unidade participou dos principais episódios da história nacional. Este ano, novamente, não recusou o chamado e participou ativamente na operação Taquari II por mais de três meses, realizando socorro e ajuda humanitária aos municípios afetados pelas enchentes”, detalhou o coronel, acrescentando que o Diploma de Amigo do Batalhão foi concedido a pessoas importantes que contribuíram no apoio logístico durante esse período.
Na cerimônia, também discursou o general Marcus Augusto Bastos Neuvald, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Santa Maria. Ele destacou a importância do trabalho das Forças Armadas no apoio às prefeituras e às famílias atingidas pelas calamidades: “Um momento que não gostaríamos de ter passado, mas que serviu para mostrar a força e o potencial que temos de superar desafios quando estamos efetivamente juntos, para servir à sociedade e cumprir nosso papel como instituição de Estado”.
Por fim, o general Neuvald ainda expressou sua admiração pelo 7º BIB e pela cidade. “Tenho orgulho de ter esta tropa como subordinada, pelo perfil que Santa Cruz do Sul tem de ser uma locomotiva econômica para este pólo central do Rio Grande do Sul, principalmente pelo valor das pessoas que moram nesta região”, enfatizou.
O Brasil tem 16,390 milhões de pessoas que moram em favelas e comunidades urbanas. Isso representa 8,1% do total de 203 milhões de habitantes no país, ou seja, de cada 100 pessoas, oito vivem nesses locais. Os dados fazem parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira, 08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa apontou que há 12.348 favelas em 656 municípios Brasil afora. […]