Livro é denominado: Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais
No final da tarde desta terça-feira, 08, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, promoveu o lançamento de seu livro Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais.
Produzida pela Editora Critério, de Porto Alegre, a publicação possui 192 páginas, narrando as experiências e habilidades que levaram Schünke à liderança do SindiTabaco e do Instituto Crescer Legal. O lançamento ocorreu no estande do SindiTabaco, localizado no Parque da Oktoberfest.
Por meio de parábolas e frases que marcaram a história do executivo, o livro é dividido em cinco capítulos. No primeiro, Uma vida para o agro, conhecemos as origens, a infância e o início da vida estudantil. No capítulo seguinte, Arar a terra, abrir caminhos, é possível desvendar os desafios enfrentados na sua juventude para realizar o sonho de ser engenheiro agrônomo. O terceiro capítulo da obra, Tabaco é agro, estabelece a relação do autor com o setor, os desafios e os sucessos ao longo da vida profissional. O quarto capítulo, Agro é trabalho, é dedicado a contar um pouco das iniciativas do SindiTabaco, local onde tem atuado por 18 anos. Já o último capítulo, Agro para vidas: a árvore frondosa, aborda emocionantes histórias de um grande projeto que vem mudando a vida de muitas famílias.
Schünke disse que o livro tem como foco principal os jovens. “Fico muito feliz, pois é um momento muito especial para mim, ver amigos de diversos locais que vieram prestigiar o lançamento. O foco principal do livro está nos jovens, deixei uma série de exemplos que, se forem seguidos, vão servir para formar grandes cidadãos” enfatiza.
Iro Schünke nasceu no campo, mais especificamente na pequena propriedade rural da família, em Linha Passa Sete, interior de Candelária. Cresceu e se formou no campo, onde, por cinco décadas, dedicou o empenho do seu trabalho. O guri do campo comandou a mais importante entidade do tabaco no Brasil, o SindiTabaco. Do interior viajou o mundo, mas é no seu rincão que trabalha para transformar a vida de outros guris e gurias, com o Instituto Crescer Legal. Sempre no campo. Sempre no agro.
Foto: Henrique Bauer/Rádio Santa Cruz