Listeners:
Top listeners:
OUÇA AQUI A RÁDIO AO VIVO!
A primeira parada da missão internacional gaúcha na China foi em Shenzhen, vizinha de Hong Kong, encravada no sudoeste asiático e considerada um dos grandes centros tecnológicos do país. O dia foi dedicado a visitas às gigantes Huawei, BYD e ao porto de Yantian, com o objetivo de aproximar o Rio Grande do Sul do que há de mais moderno nas áreas de tecnologia, logística e mobilidade sustentável.
A comitiva começou o dia visitando o centro de tecnologia e inovação da Huawei, uma das maiores fabricantes de celulares, tablets, tecnologia 5G e sistemas de automação de veículos do mundo. O campus, todo construído em cinco anos a um custo aproximado de US$ 2 bilhões, é um dos nove da empresa na China e emprega 30 mil pessoas, sendo 17 mil dedicadas apenas à produção de soluções em tecnologia. Com arquitetura inspirada em diferentes cidades da Europa, o complexo possui ainda uma estrutura dedicada exclusivamente ao treinamento dos funcionários, onde funciona uma biblioteca com 110 mil livros em 20 idiomas. Há até um trem interno para transporte de colaboradores e visitantes, num percurso total de 7,8 quilômetros.
A segunda agenda do dia foi no Porto de Yantian, que, de uma aldeia de pescadores em 1994, se transformou no quarto maior porto do mundo e líder global na operação de contêineres. A comitiva conheceu de perto a alta tecnologia empregada no local, que está em expansão e que permitiu, por exemplo, operar, apenas este ano, cerca de 14 milhões de TEUs — como são chamadas as unidades armazenadoras de cargas. Isso representa um milhão a mais de contêineres do que toda a operação realizada no Brasil no mesmo período. Às autoridades e empresários gaúchos, foram detalhados os principais processos de automação na entrada e saída dos contêineres, o que pode servir de modelo para o porto de Rio Grande e outras iniciativas no setor portuário do Estado.
O último compromisso foi na sede da BYD, líder mundial na produção de carros elétricos e híbridos, que também atua nos setores de eletrônicos, de novas energias e de trens. Com cerca de 900 mil funcionários em todo o mundo, a empresa cresce a uma taxa média anual de 57%. Um dos destaques da visita foi a apresentação de um veículo capaz de fazer um giro de 360 graus sobre o próprio eixo.
Segundo o presidente da Assembleia gaúcha, Adolfo Brito, é fundamental que o Rio Grande do Sul, líder nacional em inovação, esteja em contato direto com a vanguarda da tecnologia mundial. “O Estado está atento a tudo o que de melhor e mais desenvolvido se faz no mundo em termos tecnológicos. Assim, certamente estaremos mais perto de nos aprimorarmos e trazermos soluções que nos qualifiquem ainda mais como o Estado inovador que somos”, resumiu o chefe do Legislativo.
Pequim
A missão gaúcha prossegue até o próximo dia 27. Neste sábado (23), a comitiva desembarca em Pequim para cumprir a última parte das agendas no continente asiático.
Escrito por www.portalradiosantacruz.com.br
Emissora de Radiodifusão na região central do Rio Grande do Sul
R. Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054
© 2025 – Rádio Santa Cruz AM 550kHz – Fone: (51) 3715 5958 | Santa Cruz do Sul/RS Brasil