Período de matriculas, rematrículas e transferências na rede estadual de ensino em Santa Cruz e região vai até 19 de janeiro, sendo que o processo precisa ser feito de forma presencial nas escolas
Nesta semana, o Programa Conexão Regional, apresentado pelo jornalista Josemar Santos, recebeu o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), o professor Luiz Ricardo Pinho de Moura. O objetivo foi chamar a atenção da comunidade para os prazos e para o processo a ser seguido pelos pais ou responsáveis pelos alunos na realização das matrículas, rematrículas e transferências na rede estadual de ensino de Santa Cruz e dos demais 17 municípios de abrangência da Coordenadoria, prazo este que se encerra no próximo dia 19 deste mês de janeiro.
Na oportunidade o coordenador deu mais detalhes sobre datas, horários e séries disponíveis para serem realizadas as matrículas, explicando que esta é a segunda chance de matrículas, assim como o período dedicado às transferências. “Em todas as nossas escolas da rede estadual, o período das matrículas iniciou no último dia 06 e vai até o próximo dia 19. Isso para as séries iniciais do Ensino Fundamental e para as primeiras séries do Ensino Médio, Curso Normal e Técnico. Alerta aos responsáveis de que as escolas estão em período de férias, ou seja, trabalham apenas em turno único, normalmente o turno da manhã, mas é bom se informar de forma antecipada”, explica.
Ele ainda reforça a importância da utilização dos uniformes escolares que serão obrigatórios a partir do dia 10 de fevereiro, dia que marca o início das atividades para os estudantes. “Além de ser uma forma de economia no quesito vestuário, ele também traz mais segurança para as escolas por conta do número expressivo de estudantes que circulam dentro dela. Sem falar da questão da inclusão, igualdade e identificação”, afirma.
Um dos desafios apontados pelo coordenador é a utilização da tecnologia no ensino, não apenas como ferramenta, mas também como uma forma de colocar o aluno como agente principal de transformação através da educação, uma vez em que a velocidade das mudanças esteja em constante ascensão. “Constantemente a escola está trabalhando a construção da aprendizagem, aquilo que realmente seja significativo para o estudante. Para isso, os professores precisam ser qualificados e estarem em constante formação devido todas as questões tecnológicas. São novos componentes curriculares, são novas profissões surgindo. Então precisamos evoluir juntamente para que possamos preparar os estudantes para o futuro”, aponta.
A presidente Nicole Weber (Podemos) sancionou na quarta-feira, dia 8, a lei que amplia isenção de IPTU para pacientes com câncer. A proposta, do vereador Rodrigo Rabuske (PL), havia sido aprovada na sessão ordinária do dia 9 de dezembro do ano passado. Como o chefe do Executivo não fez a promulgação da lei, coube à presidente do Legislativo fazer a sanção da proposta que, segundo ela, é muito importante para […]