Com o objetivo de ampliar e qualificar os cuidados com a pessoa idosa, profissionais de saúde do município participaram nesta semana de uma capacitação. O encontro ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e foi ministrado por profissionais do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e por uma representante do município de Arroio do Tigre.
Cerca de 70 trabalhadores em saúde, entre enfermeiros, médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos, prestigiaram a capacitação. A iniciativa foi possível em virtude do Selo Ouro conquistado através da Rede Bem Cuidar, projeto do governo do Estado desenvolvido na ESF Faxinal, no Bairro Faxinal Menino Deus.
De acordo com a psicóloga do Centro de Referência do Idoso (CRI), e gestora da Rede Bem Cuidar em Santa Cruz, Iêda Morinel, a atividade teve como objetivo possibilitar a compreensão e reflexão crítica sobre a saúde da pessoa idosa na Atenção Primária à Saúde, com destaque para a avaliação multidimensional. “Dentro da avaliação multidimensional, tem questões no idoso que devem ser observadas como a saúde mental, os possíveis sinais de esquecimento ou se até mesmo se ele está apresentando perda de peso, por isso da importância dessas capacitações, que vão ocorrer de forma permanente, para que todas as equipes estejam qualificadas para dar mais atenção ao público idoso”, disse.
Honraria foi concedida durante cerimônia em comemoração aos 182 anos do 7º BIB Na manhã desta sexta-feira, 8, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) realizou, em seu quartel, uma solenidade alusiva ao aniversário de nascimento do General Gomes Carneiro, patrono do 7º BIB, em comemoração aos 182 de criação desta organização militar. Durante o evento, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, junto de outras 34 pessoas, […]