Destaques

Programa Cidade Solar prevê a utlização de iluminação sustentável em Santa Cruz

today07/04/2025 16

Fundo
share close

A iniciativa é do vereadro do PL, Raul Hermes, que concedeu entrevista à Rádio Santa Cruz nesta manhã, 07/04

O vereador Raul Hermes (PL) está propondo a criação do programa de iluminação sustentável, denominado Cidade Solar. O objetivo é promover a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental na iluminação pública e em obras municipais. A ideia é substituir equipamentos convencionais por modelos alimentados por energia solar, sendo realizado de forma gradual, conforme a necessidade de troca dos equipamentos ou na instalação de novos dispositivos.

Visando essa pauta, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, recebeu na manhã desta segunda-feira em seu estúdio o vereador Raul Hermes (PL). Na oportunidade, ele deu detalhes sobre a proposta e também acerca do trabalho que ele vem realizando nesses primeiros meses de mandato.

Em um primeiro momento, Raul Hermes falou sobre como está sendo a sua adaptação ao cargo de vereador do município de Santa Cruz do Sul. “Estamos ainda em um início de trabalho, passando por um processo de aprendizagem. Mas já conseguimos entregar coisas significativas para a comunidade”, afirma.

Quanto ao projeto, o vereador explicou a origem do mesmo e quais seriam os benefícios para a comunidade, caso venha a ser aprovado. “Baseado no meu negócio, um dos melhores investimentos que eu já fiz foi a implementação do sistema solar, pois garante uma energia limpa e renovável. A partir disso, levamos esse projeto para dentro da Câmara de Vereadores. Estamos caminhando para a era da modernidade tecnológica, e uma das nossas ideias é de que a iluminação pública seja sustentável e tenha produção própria”, pontua. “Essa troca seria feita de forma gradual e englobaria vários segmentos, como sinaleiras, lâmpadas em praças públicas, entre outros”, complementa.

O vereador ainda ressaltou que a substituição será feita de forma progressiva, conforme a necessidade de troca dos equipamentos ou instalação de novos, sem gerar aumento imediato de custos para o município. “Além disso, a economia gerada na conta de energia elétrica ao longo do tempo compensará os investimentos iniciais, tornando a iniciativa financeiramente sustentável”, enfatizou.

Segundo Hermes, outro ponto essencial é que os sistemas alimentados por energia solar não sofrem com quedas de energia ou apagões, uma vez que possuem armazenamento próprio por meio de baterias de alta eficiência. “Isso contribui significativamente para a segurança no trânsito, garantindo o funcionamento contínuo dos semáforos, além de manter a iluminação pública ativa mesmo em situações adversas”, considera.

O vereador Raul Hermes ainda citou outra demanda que será um dos seus focos para um futuro breve. “Trata-se da unidade de fiscalização dos terrenos baldios, pois é um dos assuntos que estamos abordando para que possamos retomar essa ação juntamente com a prefeitura. O intuito disso é para que os terrenos baldios tenham uma fiscalização adequada, preservando a natureza e a qualidade de vida da comunidade”, acrescentando que tem recebido muitas reclamações acerca deste assunto.

Por: Jonathan Castro

Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz

Rate it