O prazo para aquisição de sementes através do Programa Estadual Troca-Troca de Sementes foi prorrogado até 31 de maio. Desta forma, produtores rurais ganharam mais duas semanas para aderir à iniciativa.
A dilatação do prazo foi proposta pelo Feaper, fundo da Secretaria Estadual de Agricultura que mantém o programa.
O programa tem como objetivo levar ao pequeno produtor rural sementes de milho de qualidade a baixo custo. O milho é um dos pilares da subsistência na pequena propriedade rural, utilizado na alimentação humana e animal, e também uma oportunidade de renda, permitindo a venda do excedente da produção a terceiros.
Para solicitar as sementes, o agricultor deve fazer o cadastro em sua respectiva associação de produtores ou na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri – rua Tenente Coronel Brito, 176, fone: 51 37119334), das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Nesta safra, o custo para o produtor é de R$ 185,76 por saca de 20 kg ou 60.000 grãos, podendo ser solicitadas até seis sacas por CPF. O pagamento é no ano que vem, com vencimento em 30/04/25.
Os nove cultivares disponibilizados para pedido são híbridos convencionais, sem transgenia mas bastante rústicos e produtivos diante da tecnologia de produção empregada pela maioria dos beneficiários.
O inverno só começará oficialmente às 17h51min do dia 21 de junho, mas os meteorologistas já conseguem fazer um prognóstico climático geral da próxima estação. Em resumo, é possível dizer que não são esperados dias de frio ou calor extremos, mas, sim, um equilíbrio entre os dois, com uma tendência para mais dias com temperaturas acima da média, mas também haverá períodos de frio ao longo da estação. O meteorologista […]
Comentários da publicação (0)