A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou sessão solene em homenagem ao Projeto Borzeguito, do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Santa Cruz do Sul. A proposta foi do vereador Francisco Carlos Smidt (Novo), e comandada pelo presidente Gerson Trevisan.
A mesa foi composta pelo casal coordenador do projeto, Daniel Henrique Cristmann e Lidiane Reis Cristmann; pelo coronel Orlando Mattos Sparta de Souza, comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB); Valmor Luedke, presidente do Clube dos Subtenentes e Sargentos; Gerson Kist, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröehlich; e pela coordenadora da 5ª Região Tradicionalista, Marisa Dal Osto Rossa.
O projeto Borzeguito é fruto da invernada de dança mirim do Departamento de Tradições Gaúchas José Altivo dos Santos, do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Santa Cruz do Sul. Borzeguito é o diminutivo de borzeguí, um tipo de calçado usado na Espanha na Idade Média. Era uma espécie de bota que cobria a perna até o joelho. Tem origem hispano-muçulmana e eram feitos de couro muito fino para que se adaptasse bem às pernas, por isso eram muito semelhantes aos calçados chamados calzas.
Atualmente, em alguns países, especialmente Argentina e Peru, a palavra borceguí é usada para descrever botas de uso militar. Esta expressão também identifica alguns modelos de botas utilizadas pelo gaúcho.
Projeto
O projeto tem por objetivos contribuir com a formação moral e cultural, desenvolvimento da saúde física e mental e da capacidade de interação social de crianças e adolescentes através de atividades relacionadas à cultura, usos e costumes gaúchos.
Ainda busca conhecer os usos e costumes do gaúcho, suas características de formação, sua cultura e danças tradicionais e de salão; desenvolver atributos morais e de respeito ao próximo, disciplina, comprometimento e trabalho em grupo e executar atividades físicas através da dança.
São beneficiadas atualmente 52 crianças/jovens oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social e dependentes de sócios do clube, em idades entre 4 a 17 anos, matriculados em escolas da rede municipal/estadual e particular do município. Este universo abrange ainda cerca de mais 150 familiares e colaboradores.
“A integração fortalece ainda a boa convivência, a aceitação e o respeito entre as crianças, como no caso deste projeto, que reúne diferentes classes sociais, acolhendo e mesclando crianças em situação de vulnerabilidade social com dependentes de sócios do clube”, citou o vereador Carlão.
As atividades desenvolvidas através do projeto Borzeguito envolvem danças tradicionais e de galpão, participação junto ao galpão do clube, junto ao Parque de Eventos, com a presença de familiares e apresentações em eventos tradicionalistas na cidade e na região. O projeto envolve, ainda, declamação, intérprete vocal, trova, chula, lides e esportes campeiros, culinária, dentre outros. Os participantes não possuem gastos financeiros com professor, indumentária e alimentação, sendo que o custeio dos gastos, ocorrem exclusivamente de parcierias privadas e apoio de pessoas físicas e jurídicas.
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, 8, às 8 horas, no anfiteatro do bloco 18 A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) divulgou nesta quarta-feira, 3, os aprovados no Vestibular de Inverno 2024 para o Curso de Medicina. O boletim de desempenho dos candidatos também está disponível. As provas foram realizadas no último sábado, 29. São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para […]
Comentários da publicação (0)