Confraternizar e Criar. Estes são alguns dos objetivos que o projeto Por Uma Vida Melhor tem proporcionado a um grupo de cerca de vinte mulheres acima dos 60 anos, do 3º Distrito de Monte Alverne. Criado há um ano e meio, mais precisamente em maio de 2023, a proposta é idealizada através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com recursos do fundo do idoso, em parceria com o Hospital Monte Alverne (HMA).
Os encontros acontecem a cada dois meses, sempre em uma quarta-feira, com atividades que acontecem durante todo o dia, no Pavilhão da Igreja Evangélica de Monte Alverne. De acordo com a coordenadora da iniciativa, Rosângela Mees Gass, a proposta inclui oficinas, chamadas de Arte e Terapia, palestras e atendimento nas áreas de fisioterapia e psicologia. “A ideia é proporcionar um dia para que elas se desliguem da vida do cotidiano. É um encontro que promove convivência, aprendizado e, em especial, é um trabalho preventivo de saúde mental”, disse Rosângela.
A presidente do Conselho do Idoso, que também responde pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, avalia o projeto. “É um recurso proveniente do fundo do conselho, por isso é importante divulgarmos para que a comunidade saiba onde está sendo aplicada a destinação do Imposto de Renda, em especial pelas pessoas que destinaram para o Hospital Monte Alverne”, afirmou.
Para a profissional de fisioterapia, Loiva Müller, são muitos os benefícios proporcionados pelos encontros. “Muitas delas não faziam nenhuma atividade física. E este projeto está oferecendo atividades para que elas possam desenvolver a motricidade, a coordenação, e a gente oferece exercícios amplos para beneficiar também a questão da mobilidade”, explicou Loiva.
A saúde mental também recebe uma atenção especial, conforme relata a psicóloga do projeto, Leidi Mello. “No hospital, temos muita internação com casos de ansiedade e depressão. E temos pacientes bem pontuais que acabam reinternando. E com este projeto, estamos conseguindo evitar novas internações, fazendo com que eles se sintam motivados, através das atividades terapêuticas e de convivência”, disse a psicóloga.
Guirlandas para o Natal
Motivação, entusiasmo e criatividade foi o que se viu na oficina com temática natalina nessa quarta-feira, 27, por ocasião de mais um encontro no projeto Por Uma Vida Melhor. Dentre os exemplos estão as aposentadas Iani Eisenberger, de 75 anos, e Vera Lúcia Mahl, de 63. Vera aprendeu a produzir velas decorativas, para presentear os oito netos. “Tudo o que aprendi aqui agora já posso fazer em casa. E estes encontros são muito bons. Meu marido disse que tinha que ser semanal, porque volto para casa com um astral melhor”, brincou ela. Ao lado de Vera, Iani diz que fica sempre na expectativa pelo próximo encontro. “Isso aqui nos deixa bem, tanto na parte física como mental. É uma delícia participar”, declarou.
Marli Konzen Keller, de 67 anos, uma conhecida cabeleireira em Monte Alverne, não faz atendimentos nos dias dos encontros. Cancela as agendas e se dedica a conviver com as demais participantes. “É muito bom a gente tirar um tempinho para si, para trabalhar um pouco a mente, porque a rotina cansa. E estes encontros tiram um peso da gente, saímos daqui mais leves”, conta.
Moradora de Alto Paredão, a aposentada Lori Barella, de 65 anos, descola-se para Monte Alverne um dia antes para poder participar dos encontros. “Venho a Monte Alverne e fico na casa da minha filha. Já aprendi a fazer colar de mesa, decorar vasos, aqui tudo é muito bom porque a gente conversa e se diverte”, relata, finalizando a fala com um autêntico sorriso de felicidade.
Iniciativa irá premiar melhor decoração natalina em residência e em estabelecimento comercial de Sinimbu Lançado pela Cacis - Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sinimbu, com o apoio do movimento voluntário Por Sinimbu, a 1ª edição do concurso de decoração natalina abordará o tema "Brilha Sinimbu: luzes de esperança". O concurso faz parte da programação do 1º Festival da Bolacha de Natal, que ocorre ao longo do mês de […]