Notícias

Próxima conta de luz dos brasileiros terá a taxa mais cara do sistema

today28/09/2024 11

Fundo
share close

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é acionada. A mudança passa a valer a partir desta terça-feira (1º) e vai até o fim do mês.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 foi o risco hidrológico, ou seja, a baixa previsão de chuva para os reservatórios das hidrelétricas. Também teve influência a elevação do preço do mercado de energia elétrica em outubro.

Usinas hidrelétricas importantes estão gerando menos energia devido à estiagem na região Norte do País. Com isso, é preciso acionar usinas termeléticas, que produzem energia mais cara, para atender a demanda. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta sexta-feira que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste devem atingir 39,9% da capacidade ao final de outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro. No mês passado, a Aneel chegou a anunciar a bandeira vermelha patamar 2 para setembro, mas corrigiu a informação dias depois.

Como funciona

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

 

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

O Sul

Escrito por Jornalismo (Tatiana)

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Encontro de violeiros preserva cultura em Alto Paredão

Preservando a cultura e transpassando valores de geração para geração, ocorreu neste sábado, 28, o 1º encontro de violeiros e gaiteiros em Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul. O evento foi realizado na sede do Alto Boteco e Mini Mercado do Aldoir e da Carmen. A programação teve início pela manhã, com almoço aberto a comunidade. O encontro reuniu grande público na parte da tarde, e o ponto […]

today28/09/2024 229 2 2

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%