A Rádio Santa Cruz está realizando uma série de entrevistas com o(a)s novo(a)s secretário(a)s municipais de Santa Cruz do Sul, no programa Conexão Regional. O espaço foi aberto para que o(a)s secretário(a)s municipais possam apresentar as ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2025. A convidada desta quinta-feira, 13, foi Jaqueline Marques, titular da pasta de Turismo.
No currículum, traz formação em Direito e especializações em Governança, Planejamento Societário e Comércio Exterior. Foi secretária Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul de 2016 a 2020. No setor privado, tem experiência em comércio exterior com expertise em exportação, importação e liderança de equipes.
Inicilamente, Jaqueline falou sobre os desafios de assumir a pasta. ‘”O turismo é muito mais do que apenas lazer, é cultura e desenvolvimento econômico. Entendemos que nos últimos anos o nosso turismo estava inexpressivo, não havia uma frente forte de valorização das nossas riquezas, passamos por uma reorganização da pasta. Começamos fazendo o básico que é o levantamento de dados aqui na nossa cidade, precisamos entender as coisas para executarmos”, avalia.
Marques disse que o principal foco é desenvolver um calendário organizado de eventos na cidade.'” O turismo nasce de dentro para fora, com as pessoas daqui prestigiando os eventos. Hoje não há uma divulgação clara do calendário de eventos na cidade. Fizemos diversas reuniões com entidades aqui do município, precisamos ter um turismo receptivo”, enfatiza.
A secretária destaca o potencial turístico de Santa Cruz. “A nossa cidade é muito bonita, já temos festas consolidadas na cidade, mas creio que precisamos divulgar isso ainda mais para fora do município e do estado.Quando as pessoas chegam na cidade, elas se apaixonam e sempre voltam”, salienta.
Ela também enfatizou a necessidade de se valorizar cada vez mais o turismo rural na cidade.”Estamos sempre em contato com a Secretaria de Agricultura com o foco de valorizarmos nosso interior, que é muito bonito. O turismo rural cresce cada vez mais e precisamos dele em Santa Cruz,precisamos valorizar nossos agricultores”, acrescentanto que mapear todos esses processos é o próximo caminho. “Estamos revitalizando o Parque de Eventos e investindo no Autódromo. Recebemos muitas solicitações para que que corridas sejam feitas aqui em Santa Cruz. Então, verificamos que temos um potencial turítico bastante interessante”, ressaltou
Por: Henrique Bauer