Agricultura

Rádio Santa Cruz presente na 23ª Expoagro Afubra

today26/03/2025 26

Fundo
share close

Na manhã desta quarta-feira, 26, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, conduzido pelo jornalista Josemar Santos, foi apresentado diretamente das dependências da 23° Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Assim como já ocorreu nas demais edições, a programação contou com a participação de entrevistados, trazendo informações relacionadas ao evento que segue até a próxima sexta-feira.

Dentro do programa especial de hoje, foram abordados diversas pautas, tais como os 70 anos da Afubra. Sobre essa temática, o coordenador geral da Expoagro Afubra, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, falou sobre o caráter especial da 23ª edição da feira, uma vez que é alusivo aos 70 anos de fundação da Afubra. “Acho muito importante nós destacarmos a nossa história de 70 anos, além de, claro, os nossos percursores e fundadores”, disse. “A feira é um dos exemplos de tudo que foi conquistado nesses últimos anos, sempre com o propósito de ajudar e auxiliar os nossos produtores”, frisa.

Outro assunto abordado foi sobre a aposta da Fetag na tecnologia para a retomada do setor agrícola. A entidade luta pelo setor agrícola estadual. Dessa forma, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul marca presença na Expoagro Afubra 2025. O presidente da federação, Carlos Joel da Silva, enfatizou a importância das exposições voltadas à tecnologia para facilitar a vida no campo. “Essa é a principal feira voltada para a agricultura familiar, e aqui nós vemos as principais tecnologias que auxiliam os produtores”, disse   “Olhando para o passado, já são 70 anos da Afubra e 62 anos da Fetag-RS, ou seja muitas coisas mudaram positivamente de lá para cá para estas entidades em termos tecnológicos”, afirma. “A Expoagro é um dos exemplos dessa grande evolução, pois ela proporciona um desenvolvimento maior para os agricultores”, considerou.

Já o Prêmio Afubra/Nimeq valoriza a criatividade e a inovação do campo. É direcionado à divulgar a Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, chegando em sua décima edição na Expoagro. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), organizam a premiação, que visa incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor de máquinas agrícolas do Brasil destinados à agricultura familiar.

O coordenador do prêmio, Márcio Guimarães, detalhou o funcionamento do Nimeq Afubra. “Estamos agora na décima edição do prêmio. Nós já passamos por muitas situações, desde projetos mais simples a projetos mais complexos, porém, sempre com o intuito de sanar um problema sério que temos no meio rural, que é a falta de obra na agricultura”, salientou. “Muitas vezes, na necessidade, surgem improvisos que posteriormente viram soluções para facilitar o dia a dia da vida do agricultor”, explica.

Ainda segundo Márcio Guimarães, existem alguns inventos que estão sendo expostos na feira para que o agricultor que estiver presente possa conhecer e ter mais detalhes quanto ao produto. “Temos diversos inventos na feira para exposição. Um deles é um facilitador de plantio e temos também um recolhedor de cerca elétrica, um invento simples, porém, muito funcional. Além de outros diversos inventos que o agricultor pode ter a oportunidade de conhecer aqui na feira”, complementa.

Márcio Guimarães

Arena Energia Verde aposta em processos renováveis de sustentabilidade. A Expoagro Afubra também aposta na temática do uso de energias renováveis, tendo inclusive um espaço denominado Arena Energia Verde. Conforme o gerente de Eficiência Energética da Afubra, Elieser do Prado Bastos, o espaço é destinado para painéis interativos com palestrantes especializados em diversas áreas, abordando os temas previamente estabelecidos, que visam o diálogo entre clientes e expositores. “O tema das energias renováveis é um dos nossos destaques na feira. Visamos através dessa pauta oferecer tanto para o agricultor rural quanto para o morador de residência urbana a oportunidade de uma energia mais sustentável através de um banco de baterias com sistemas híbridos”, assegura. “Isso servirá de grande auxílio para as pessoas que estiverem com falta de energia em determinado momento de emergência, por exemplo”, destaca.

Elieser do Prado Bastos

Por: Jonathan Castro

Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz

Rate it