O sonho da segunda medalha olímpica agora é realidade. Diante de um desempenho excepcional das skatistas japonesas, Rayssa Leal ficou com a medalha de bronze na disputa do skate, na categoria street. A brasileira terminou a final com uma nota de 253,37, com direito a um 92,88 na fase final. Com a conquista, Rayssa torna-se, aos 16 anos, a mais jovem brasileira a ter duas medalhas olímpicas. O ouro e a prata ficaram com as japonesas Coco Yoshizawa (272,75) e Liz Akama (265.95). A campeã conseguiu na final uma incrível nota 96,49.
O bronze de Rayssa veio na reta final de decisão olímpica. As duas primeiras voltas ficaram abaixo do esperado, forçando notas muito altas nas manobras. E elas vieram: 92,88 e 88,83, este na última rodada, para carimbar o segundo pódio olímpico da brasileira.
Alias, a vaga para a final também foi conquistada com doses de emoção. Nas duas primeiras voltas, o desempenho da brasileira ficou abaixo do esperado e a melhor nota acabou sendo um 59.88 – para se ter ideia, foi a pior de todas as oito finalistas. No entanto, restavam ainda as manobras para tentar compensar. E mesmo sob pressão, Rayssa deu conta do recado. E como. A qualidade foi tamanha, que a skatista se deu ao luxo de descartar um 85.87. de quebra, conseguiu a melhor nota de toda a etapa preliminar quando cravou 92.68 em sua terceira tentativa. A nota final ficou 241.43, indicando que a final estava no horizonte. No entanto, ainda restava mais uma bateria e até ali, Rayssa era a quinta colocada. Portanto, das últimas cinco concorrentes, poderia ser ultrapassada no máximo por três. E foi por duas.
Pior sorte tiveram as outras duas representantes do Brasil na competição. Tanto Pâmela Rosa como Gabi Mazetto não avançaram das preliminares. Com muitas quedas, Pâmela só foi conseguir uma boa nota nas últimas manobras. Mazetto até teve um começo melhor, mas não conseguiu manter a regularidade. Ao final, das 22 participantes, Pâmela ficou em 16º e Gabi em 19º.
A disputa masculina, que estava prevista para ser realizada no sábado foi adiada em função da chuva em Paris e será realizada nesta segunda-feira. As preliminares acontecem às 7h (de Brasília) e as finais a partir das 12h. O Brasil concorre com Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler.
Fonte: Correio do Povo | Foto: Odd ANDERSEN / AFP
Comentários da publicação (0)