Listeners:
Top listeners:
OUÇA AQUI A RÁDIO AO VIVO!
Nesta semana, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) iniciaram uma importante missão: uma série de visitas aos produtores e às áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com o objetivo de traçar um diagnóstico da situação no meio rural.
Participaram o diretor geral do Senar, Daniel Carrara; seu chefe de gabinete, Valmor Júnior; o presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli; o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos; e equipe técnica. A comitiva se dividiu em grupos para identificar as principais culturas prejudicadas em municípios como Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
A iniciativa faz parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa criado para ajudar a reconstruir e recuperar a agropecuária no Estado e para que os produtores rurais voltem a produzir alimentos.
As equipes do Senar vão ajudar os produtores em todos os estágios das necessidades produtivas, que vão desde o inventário das perdas, manutenção de maquinários, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), entre outras.
“Com prejuízo estimado de R$ 3 bilhões e mais de 7 mil produtores impactados, a situação é desoladora. SuperAção Agro Rio Grande do Sul é mais do que uma resposta. É um compromisso com a recuperação da nossa agropecuária e o futuro dos nossos produtores. Diante de tanta destruição, é difícil saber por onde começar, mas a princípio é pegar o produtor rural que a gente faz assistência, atender ele e o entorno. É essa a prioridade”, disse o diretor geral do Senar.
O Senar vai disponibilizar R$ 100 milhões nas ações que incluem o envio de 300 profissionais, entre técnicos e instrutores de vários estados, para reforçar a equipe que já está no Rio Grande do Sul.
Marco Antonio dos Santos explica que os sindicatos rurais serão os responsáveis locais pelas ações. “Cada sindicato tem o compromisso de fazer o programa funcionar na sua região. Estamos fazendo um grande esforço para que as ações aconteçam da melhor forma possível”, disse.
Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz
Emissora de Radiodifusão na região central do Rio Grande do Sul
R. Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054
© 2025 – Rádio Santa Cruz AM 550kHz – Fone: (51) 3715 5958 | Santa Cruz do Sul/RS Brasil