O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, acompanhado das unidades locais Serviço Social do Comércio (Sesc), representado pelo gerente Fabrício Gianezini e a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Daniela Laner, cumpriram agenda no Palacinho – sede do Gabinete do Prefeito Sérgio Moraes – em Santa Cruz do Sul. O ato, de boas-vindas ao gestor que assumiu o município em janeiro deste ano, serviu também para aproximar a estrutura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), por meio das três entidades.
O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, destacou a proximidade com o gestor, que em sua administração passada, no fim dos anos de 1990 e início dos anos de 2000, esteve presente na posse da diretoria da entidade, na época. “Isso mostra que nossa intenção é manter esta proximidade do poder público, assim como a relação entre o comércio e a Administração Municipal, uma vez que nosso segmento foi o segundo que mais empregou no último ano, consolidando-se como uma importante força econômica e de desenvolvimento regional”, destaca Spode, que também é diretor regional da Fecomércio-RS.
O gerente do Sesc Fabrício Gianezini ressaltou a parceria da entidade com o poder público, por meio da realização da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e do Festival de Cinema. “Além disso, a unidade local do Sesc receberá um investimento de R$ 15 milhões, para ampliação da escola. Esta ação conta com a parceria da Federação e dos Sindicatos”, justifica. Já a diretora do Senac de Santa Cruz, Daniela Laner também falou sobre a educação, por meio dos cursos e formações que a unidade mantém em Santa Cruz do Sul. “Somos parceiros para a utilização destes espaços, assim como para a construção de soluções e iniciativas que possam contemplar a necessidade do município nesta área”, reforça.
Sérgio Moraes ressaltou o compromisso de campanha, por meio da composição de um governo com transparência e que está ao lado da comunidade do município. Agradecendo a visita, e na presença da secretária Municipal de Turismo, Jaqueline Marques, reforçou que Santa Cruz do Sul é um polo turístico, no qual todos os entes da Fecomércio-RS com atividade no município podem atuar. “Nossa cidade é uma porta aberta ao turismo. As pessoas que vêm aqui se encantam com a cidade limpa, arrumada. Santa Cruz do Sul é uma pintura, e tem um potencial muito grande neste segmento. Contar com a parceria da federação para esta área é uma grande parceria”, ressalta.
Túnel Verde:
Sem deixar de lado a revitalização do Calçadão da Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Santa Cruz do Sul, Moraes reforçou a preocupação – tanto com as tipuanas que formam o Túnel Verde – quanto com a situação dos lojistas, especialmente os que estão instalados entre as quadras das ruas Vinte e Oito de Setembro e Júlio de Castilhos, trecho que recebe as obras neste momento. “O Sindilojas precisa saber que estamos muito preocupados e atentos a esta situação. Conversamos com os lojistas e estamos acompanhando os trabalhos de perto. Nosso objetivo é finalizar tudo com o menor prejuízo para o Túnel Verde e para os comerciantes que ali estão”, complementa.