Após movimentar cidades do Sul e Litoral do Estado com intensa programação, o RodaCine chega a Rio Pardo nesta sexta-feira, 21.
Um dos mais tradicionais projetos de cinema itinerante do Brasil, o RodaCine estreou em 30 de janeiro em Jaguarão, tendo visitado também São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Mostardas e Tramandaí. Em cada uma das cidades, os moradores puderam acompanhar palestras e oficinas vinculadas ao audiovisual, e também sessões de cinema ao ar livre com exibição de filmes de curta e longa-metragem gaúchos, em diversas sessões com apresentações musicais. Todas as atividades são gratuitas.
“A retomada do projeto RodaCine, pela Fundação Cinema RS, é um marco importante para a difusão de produções gaúchas nas distintas regiões do Estado, valorizando nossa criatividade, possibilitando o fortalecimento da formação de público e também de convivência do cinema itinerante, muitas vezes à céu aberto, com manifestações da cultura popular, aproximando o ritual do cinema das pessoas, da vida em comunidade. Nesta jornada que já começou conhecemos espaços culturais que fazem um trabalho incrível de base sociocultural e educativa, onde a fruição do direito à cultura e o acesso aos filmes é um encontro necessário que encanta e mobiliza”, destaca a coordenadora do projeto, Paola Mallmann.
Ao longo de 2025, o RodaCine irá percorrer 20 municípios do interior do Estado do RS exibindo exclusivamente obras audiovisuais gaúchas, como uma forma de valorizar e incentivar a indústria do audiovisual local, oferecendo a milhares de gaúchos e gaúchas a experiência singular de estar no cinema e poder usufruir de uma obra audiovisual.
Confira a programação completa:
RIO PARDO – 21 DE FEVEREIRO:
15h às 18h30 – Oficina Câmera Causa com Gustavo Spolidoro
Endereço: Centro Regional de Cultura. R. Andrade Neves, 679 – Auxiliadora, Rio Pardo – RS, 96640-000
19h – Exibição do curta-metragem “Esclerosada não é a vó” (22min), de Erenice de Oliveira; Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol, seguida da exibição do longa-metragem “Contos Gauchescos” (100min), de Henrique de Freitas Lima.
Endereço: Praça da Matriz, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário