Celebração ocorre neste domingo, 29, às 15 horas, na Catedral São João Batista, com transmissão da Rádio Santa Cruz
A ordenação de posse do novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Monsenhor Itacir Brassiani, ocorre neste domingo, 29, às 15 horas, na Catedral São João Batista, com transmissão e cobertura da Rádio Santa Cruz, em AM 550, no portal e Facebook. Entenda como irá ocorrer esse momento:
O Rito de Ordenação Episcopal e Posse acontece dentro de uma Missa. A Missa inicia, como de costume com os Ritos Iniciais (saudações e sinal da cruz) e a Liturgia da Palavra (Leituras e Evangelho). Antes da homilia, dá-se início ao Rito de Ordenação Episcopal, com a invocação do Espírito Santo através de um canto. Em seguida, um padre apresenta o pedido ao Bispo ordenante-principal (Dom Leomar) para que ordene o Monsenhor Itacir e, em seguida, procede-se a leitura da Bula Papal de nomeação. Após a leitura da Bula Papal, Dom Leomar irá proferir a homilia (reflexão). Prossegue-se com o propósito do eleito, ou seja, perguntas feitas pelo bispo ordenante (Dom Leomar) àquele que será ordenado (Monsenhor Itacir). Logo após, a Ladainha de todos os Santos é cantada. Na sequência, pela imposição das mãos dos Bispos presentes e pela prece de ordenação (oração própria deste rito), é conferido ao Monsenhor Itacir o dom do Espírito Santo para a sua missão de Bispo.
Durante a Prece e Ordenação, o livro dos Evangelhos será colocado sobre a cabeça do Monsenhor Itacir, expressando, de maneira clara, que a pregação da Palavra de Deus é a principal missão do Bispo. Em seguida, será ungida a cabeça do Monsenhor Itacir com o óleo do Crisma, significando a especial participação do Bispo no sacerdócio de Cristo. A colocação do anel é sinal da fidelidade do Bispo para com a Igreja, Esposa de Deus. A imposição da Mitra (espécie de chapéu) demonstra o esforço na busca da santidade. A entrega do Báculo de Pastor (cajado) é sinal de sua missão de conduzir a Diocese a ele confiada. Para concluir estes ritos, acontece a Posse do novo Bispo, ou seja, Dom Leomar conduzirá Dom Itacir até a Cátedra (Cadeira principal).
Em seguida, Dom Itacir será acolhido no Colégio dos Bispos, simbolizado pelo abraço da paz de todos os Bispos presentes. Após, a Missa segue como de costume, sob a presidência (condução) de Dom Itacir. Terminada a comunhão, Dom Itacir, acompanhado dos Bispos co-ordenantes (Dom Aloísio e Dom Guilherme) dará pela primeira vez a sua bênção episcopal, passando pelos corredores da Catedral enquanto canta-se o hino Te Deum, um canto de louvor a Deus.
Com esta solenidade, o Monsenhor Itacir dpassa a ser chamado de Dom Itacir.
Ameaçado pela proximidade com a zona de rebaixamento, o Grêmio terá um desafio neste sábado à noite. A partir das 21h, o Tricolor encara o líder Botafogo, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos ocupam a 14ª colocação na tabela, com 31 pontos − três a mais que o Corinthians, o primeiro time no Z-4. Sem Renato Portaluppi, que terá que cumprir mais dois jogos de suspensão, o […]
Comentários da publicação (0)