Quem nunca precisou de atendimento médico à noite? Problemas de saúde não têm hora para acontecer. Atento a essa realidade, o governo da prefeita Helena Hermany desenvolveu ao longo de sua gestão a ampliação dos horários de funcionamento e a criação de serviços municipais de saúde de urgência e emergência 24h.
A iniciativa foi projetada levando em consideração também a localização geográfica das unidades de saúde, organizando e distribuindo os pontos de atendimento de forma mais equilibrada dentro do território municipal, contemplando bairros, zona rural e a área central.
A consolidação de serviços 24 horas e plantões noturnos fixos deu à comunidade a garantia de contar com assistência a qualquer momento, sempre que for necessário. A seguir, confira a lista de serviços municipais de saúde com seus respectivos endereços, horários de funcionamento e atendimentos prestados.
Plantões de Urgência e Emergência
O Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz (PA HSC) disponibiliza atendimentos 24 horas em urgência e emergência, consultas e exames. Em abril deste ano, ocorreu a inauguração do Pronto Atendimento Municipal SUS no Hospital Beneficente Monte Alverne, garantindo um plantão médico 24 horas à localidade e regiões vizinhas. Desde então, a unidade hospitalar conta com plantão noturno de segunda a sexta-feira, e atendimento 24 horas aos sábados, domingos e feriados (consultas de urgência, exames e demais encaminhamentos).
Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz (PA/HSC) – Rua Fernando Abott, 174, Centro. Telefone: (51) 3713-7418
Pronto Atendimento Municipal SUS Hospital Monte Alverne – R. Dr. Pedro Eggler, 600, Monte Alverne. Telefone: (51) 3704-1120
UPAS 24 horas
As unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. São estruturas com capacidade técnica e física par atender casos de urgência de média complexidade. Na gestão da prefeita Helena, intermediada pela atuação do secretário de Saúde Fabiano Dupont, o Município passou a contar com uma segunda unidade, no prédio do antigo posto de saúde Clementina Martini.
As UPAS devem ser procuradas em situações que exigem atendimento imediato como, por exemplo, dores no peito, falta de ar, febre alta, convulsão, fraturas, etc.
UPA Central – Travessa Vereador Walter Kern, n° 125 – Centro. Telefone: (51) 29140214
UPA Esmeralda – Rua Carlos Swaroswky, 850, Bairro Jardim Esmeralda. Telefone: (51) 3902-7303
Casa de Saúde Ignez Moraes – Hospitalzinho
O Hospitalzinho também atende 24 horas por dia nos sete dias da semana, além de contar com plantão pediátrico, das 17h às 23h.
Endereço: Rua João Rabuske, 12, Bairro Santa Vitória, às margens da BR 471. Telefones: (51) 3711-5371
CEMAI
O Centro Materno-Infantil (CEMAI) concentra os atendimentos de urgência e emergência para crianças – de 0 aos 12 anos, 11 meses e 29 dias. O plantão pediátrico funciona 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
Para atendimento, o paciente deve apresentar Cartão SUS e documento original com foto. O serviço está localizado na Travessa Vereador Walter Kern, 120, no Centro. O telefone do Cemai é (51) 2109-9309.
Atendimentos noturnos e aos sábados
Dois postos de saúde estão com plantões noturnos fixos, além de seu horário normal de funcionamento. A ESF Linha Santa Cruz (Rua Professor Albino Pedro Sehnem, S/N, telefone 51 99553-8542) está de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Já a ESF Cohab (rua Professor Edgar Gewehr, nº 60, telefone 3711-4778), funciona em regime de plantão de segunda a sexta-feira, das 18h à meia-noite, e aos sábados, das 8h as 18h. Em ambos os locais, são prestados todo o tipo de atendimento, incluindo aplicação de vacinas, curativos e consultas médicas e de enfermagem.
Mariluza Sott Bender é egressa do Mestrado Profissional em Psicologia A egressa do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mariluza Sott Bender, foi contemplada com uma menção honrosa pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) por seu trabalho intitulado “Transnarrativas: Uma Análise Cartográfica da Saúde das Pessoas Trans”. A pesquisa, que se destacou na categoria "Práticas Acadêmicas", foi reconhecida na lista de […]