Destaques

“Santa Cruz apresentou os menores indicadores de criminalidade desde 2010”, diz Comandante do 23° BPM

today03/01/2025 12

Fundo
share close

Na manhã desta sexta-feira, 03, o Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23° BPM), tenente-coronel Cristiano Marconatto, esteve no Programa Conexão, apresentado pelo jornalista Josemar Santos, para falar sobre os índices de criminalidade nos 21 municípios da região.

Em um primeiro momento, o Comandante, Cristiano Marconatto falou sobre as abordagens, a importância da compreensão da comunidade e também do planejamento dos locais de abordagem. “É fato que toda e qualquer intervenção que a gente faça causa algum tipo de transtorno, mas as pessoas têm que entender que as abordagens policiais são feitas de forma seletiva. Nós temos indicadores que fazem com que estejamos em determinados locais não por um acaso, e sim por um motivo específico. Por exemplo, de 50 veículos abordados, 49 são pessoas de bem, mas mesmo assim precisamos fazer essa prevenção e identificação para mantermos a ordem pública”, afirma.

O Comandante do 23°BPM também destacou a importância do programa “RS Seguro” para a realização dos planejamentos da polícia em suas operações nas regiões. “Nós trabalhamos com planejamento operacional, nós temos um programa estadual que se chama “RS Seguro”, programa que, inclusive, divulgou no final de 2024 os menores indicadores criminais da década no estado. Então o RS Seguro nos fornece diariamente todos os dados estatísticos necessários para nutrir os nossos planejamentos locais. A partir disso, escolhemos os locais de acordo com o necessário para realizarmos as ações”, explica.

O Comandante Cristiano Marconatto fez ainda uma avaliação do ano de trabalho. “Tivemos um 2024 bastante desafiador, principalmente por conta do período das enchentes e calamidades. Como o 23° Batalhão abrange outros 20 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra além de Santa Cruz do Sul. Tivemos muito trabalho a ser realizado nas regiões mais afetadas. Mas no que se refere aos indicadores criminais, em 2024, Santa Cruz do Sul apresentou os menores indicadores estatísticos de criminalidade desde 2010 em três indicadores São eles, o furto de veículos, roubo a estabelecimento comercial e roubo a pedestres”, destaca.

Além da avaliação, ele citou os principais pontos que fizeram com que os números de indicadores criminais diminuísse nos últimos tempos. “Planejamento, trabalho em conjunto, treinamento, qualificação e equipamentos adequados. A Brigada Militar tem passado por uma reformulação muito interessante no que se refere à modernização e à padronização. Isso vai desde o que se refere às viaturas utilizadas ao fardamento e aos equipamentos utilizados pelos policiais militares”, conclui.

Por: Jonathan Castro

Escrito por https://portalradiosantacruz.com.br/

Rate it

Post anterior

Destaques

Prefeitura recebe direção do Hospital Ana Nery

Em seu segundo dia à frente do governo municipal, o prefeito Sérgio Moraes teve entre outros compromissos de agenda, na manhã desta sexta-feira, dia 3, a visita da direção do Hospital Ana Nery. O presidente Carlos Brand e o superintendente Gilberto Gobbi foram recebidos no salão nobre do Palacinho pelo chefe do Executivo, pelo vice Alex Knak e pelo secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske. A reunião inicial ocorreu com o […]

today03/01/2025 107


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%