Destaques

Santa Cruz conta com base regional da Defesa Civil

today08/04/2025 17

Fundo
share close

Responsável pela base, o tenente-coronel Joel Luis Dittberner concedeu entrevista ao Programa Conexão Regional e deu mais detalhes sobre o departamento 

Recentemente, a Defesa Civil estadual inaugurou em Santa Cruz do Sul sua nova base regional. O local está situado junto ao Corpo de Bombeiros, na Rua Tenente Coronel Brito, número 3.

A unidade visa descentralizar os serviços da 8ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Crepdec), que tem sede em Lajeado. O objetivo é agilizar o atendimento aos municípios do Vale do Rio Pardo, especialmente em momentos de crise, como no ano passado, onde o Rio Grande do Sul viveu a sua maior catástrofe climática da história.

Na manhã desta terça-feira, 8, o programa Conexão Regional recebeu o responsável pela base, o tenente-coronel Joel Luis Dittberner. Ele falou sobre esse incremento nas ações da Defesa Civil. “O governo do Estado, percebendo o que ocorreu durante as enchentes, ampliou as bases da Defesa Civil em nível regional. Há a necessidade de melhorarmos essa equipe de resposta aos efeitos climáticos e esse acréscimo foi importante”, avalia.

Ele ainda enfatizou a importância da criação dessa nova base. “Todos são militares, da Brigada ou do Corpo de Bombeiros, somos treinados. Na época da enchente, nós tínhamos apenas uma pessoa responsável por todo o Vale do Rio do Pardo e do Taquari, um total de 62 municípios. Hoje estamos entre nove, seis na base em Lajeado e três em Santa Cruz”, frisa.

Ele destaca as medidas de prevenção, como a contratação de três novos radares meteorológicos para o Estado, a fim de prever eventos climáticos extremos. “Não sabemos quando vai acontecer, mas temos que estar preparados, o governo está sempre atento, por isso, são importantes esses investimentos, como os radares. Notamos que hoje há uma maior preocupação, não só do governo, mas das pessoas também, elas estão mais atentas”, enfatiza.

 

Escrito por radiosantacruz.com.br

Rate it