Santa Cruz do Sul recebeu do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Locais, o Certificado que mantém o município no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. O instrumento reúne cidades com real vocação turística ou impactadas pelo setor de viagem, definindo a área que deve ser trabalhada prioritariamente nas ações de fomento ao turismo.
Santa Cruz do Sul faz parte da zona turística do Vale do Rio Pardo e ficou na categoria B – posição adquirida em 2019 – em uma classificação que vai de A a E. No Rio Grande do Sul somente Porto Alegre e Gramado estão na Categoria A. De 2013 até 2017 o município se manteve na Categoria C.
A categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, a certificação de Santa Cruz no Mapa do Turismo Brasileiro é resultado do trabalho conjunto da administração municipal, empresários locais, profissionais do setor e comunidade. Ele acredita em um cenário ainda mais otimista para um futuro breve. “Creio que a expansão da rede hoteleira, o novo centro de eventos, a qualificação e ampliação das atuais atrações turísticas e outros investimentos públicos, privados e de PPPs em curso, nos permitem visualizar em um horizonte próximo a elevação à categoria A”, disse.
Para um município ser incluído no Mapa, precisa atender a critérios específicos, como dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, ter prestadores de serviços turísticos regularizados, manter um Conselho Municipal de Turismo ativo e preencher informações relevantes sobre atividades turísticas.
A inclusão no Mapa do Turismo prioriza os municípios na destinação de recursos financeiros para a realização de obras de infraestrutura turística. Os investimentos podem melhorar a qualidade das atrações, hospedagem, sinalização e outros aspectos essenciais para os visitantes.
Com periodicidade bimestral, debates serão realizados em agosto, setembro e novembro; confira O mês de agosto marca o início de um novo e grandioso projeto do Escritório Regional Vale do Rio Pardo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), o Ciclo de Palestras. A entidade realizará encontros com grandes nomes do setor, destacando os desafios da urbanização e o processo de crescimento de cidades […]
Post comments (0)