O vereador Rodrigo Rabuske (PL) está propondo um projeto de lei que cria a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) em Santa Cruz do Sul. A proposta prevê atender aos termos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares.
Segundo ele, a proposta visa ao bem-estar da população, instituindo práticas que são sistemas e recursos terapêuticos que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
“As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) têm uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado”, observa o vereador.
Ele salienta que os diagnósticos são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social na busca de uma mudança de paradigma, da lógica de intervenção focada na doença para ser voltada para a saúde do indivíduo, essas terapêuticas contribuem para a ampliação do modelo de atenção à saúde, pois atendem o paciente na sua integralidade, singularidade e complexidade, considerando sua inserção sociocultural e fortalecendo a relação médico/paciente, o que contribui para a humanização na atenção.
“Ao atuar nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo, as PICS são tecnologias de cuidados de apoio para a saúde, econômicas, de alta resolutividade e menos invasivas, consequentemente podem diminuir o uso de medicamentos e de internações e aumentar a qualidade de vida da população”, complementa.
Na semana em que se realiza uma série de eventos em homenagem aos 175 anos da chegada dos imigrantes alemães em Santa cruz, o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan recebeu a historiadora da Língua Alemã, Lissi Bender. O objetivo foi a entrega do estudo histórico que serve de embasamento para a instalação do Parque do Imigrante – o ImigrantenPark– em Linha Santa Cruz. O local servirá como uma […]
Post comments (0)