Destaques

Secretária de Educação de Santa Cruz do Sul destaca demandas da gestão

today27/03/2025 97

Fundo
share close

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz recebeu em seu estúdio a secretária de educação de Santa Cruz do Sul, Jane Sabin. Na oportunidade, a titular da pasta falou sobre como está o andamento do trabalho desenvolvido nesses meses de gestão, em uma das áreas mais importantes do município.

Em um primeiro momento, a secretária mencionou uma ação realizada recentemente pela gestão, que consistiu na entrega do benefício do Vale Mais Educação. “Conseguimos fazer a entrega do Vale Mais Educação para as famílias durante esta semana. Portanto, muitas famílias já estão conseguindo ir até os devidos estabelecimentos para adquirir o material escolar complementar. Esse cartão será válido durante todo este ano e as famílias não precisam ter pressa para adquirir o material”, afirma.

Ela ainda explicou como é o funcionamento desse beneficio. “São R$ 150 de auxílio, e foram beneficiados em um primeiro momento alunos que estavam matriculados na nossa rede até o dia 26 de fevereiro. Porém, ainda faremos uma nova entrega para os alunos que se matricularam após a data corte do censo escolar”, revelou . “Iremos verificar todos os alunos que ingressarem nas escolas até o dia 31 de maio para realizar uma nova entrega”, considera.

Jane Sabin ainda citou um recurso que vai ser entregue para as escolas, com o intuito de auxiliar na manutenção das mesmas. “Outra coisa bem importante que construímos é a questão do PDDE Municipal, esse recurso vai sofrer um reajuste, ou seja, as escolas vão receber um aumento nessa verba a partir do segundo quadrimestre. Essa verba vem do Governo Federal e serve para que as escolas tenham fundos para resolver questões de manutenção”, cita.

Ela destacou também a importância da educação infantil para o melhor desenvolvimento das crianças. “As crianças precisam caminhar para a educação no tempo certo, para que elas saiam do primeiro ano alfabetizadas. Por isso precisamos ter um olhar diferente para a educação infantil. Dessa forma, a nossa educação infantil precisa começar a ser lúdica e ao mesmo tempo educativa, trazendo o convívio das crianças com o alfabeto, os números e as sílabas através de jogos. Para que assim elas possam cada vez serem estimuladas a se educar durante o dia a dia, e se prepararem para uma alfabetização”, destaca.

Na oportunidade, ela ainda pontuou questões positivas feitas pela gestão e também um fator que precisa passar por melhorias. “Uma coisa que conseguimos um progresso bem significativo foi na contratação de duas psicólogas, uma assistente social e uma fonoaudióloga para auxiliar na prestação de atendimento para as 46 unidades escolares que temos no município. Estávamos muito defasados nesse quesito”, disse. “Porém, uma coisa que me chateia muito ainda é que não estamos conseguindo fazer o devido atendimento para as pessoas com deficiência. Estamos passando por um processo seletivo para que possamos o quanto antes contratar assistentes de apoio para cuidar e dar o suporte necessário para aquela pessoa dentro da inclusão”, enfatiza.

Ainda segundo a secretária de educação, Jane Sabin, atualmente, existem por volta de 400 crianças com deficiência presentes na rede de ensino. Segundo ela, nem todas necessariamente precisam de um monitor. “Isso depende de caso para caso, mas é um grande objetivo da gestão melhorar cada vez mais o atendimento para quem necessitar de apoio”, ressalta.

Por: Jonathan Castro

Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz

Rate it