Destaques

Secretaria de Obras recupera taipas às margens do Rio Pardinho no bairro Várzea

today28/11/2024 7

Fundo
share close
A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) concluiu, nesta terça-feira, 26, a reconstrução de diversas taipas às margens do Rio Pardinho, no bairro Várzea. As obras tiveram início no dia 28 de outubro e foram conduzidas por servidores da SEOI. Foram 1.044,00 metros cúbicos de argila (ao custo de R$ 102.562,56) na reconstrução de cerca de 360 metros lineares de taipa. O serviço incluiu a reconstrução das estruturas e o reforço das que estavam parcialmente danificadas.
O trabalho abrangeu vários pontos da localidade próximos às ruas José Pedro Weiss, Irmão Emílio e Ernesto Wermuth, e também o entorno do campo de futebol, junto às ruas Evaldo Bender e João Kope.
Conforme o geólogo da secretaria, Edgar do Amaral Santos, as taipas, também chamadas de diques marginais, na borda do Rio Pardinho, são naturalmente áreas mais elevadas e que, enchente após enchente e de forma lenta, acabam se erguendo com o material trazido pelo curso d’água. O geólogo frisa que a função dessas estruturas, inclusive as naturais, é evitar que a água do rio extravase de seu canal. “Reforçando as estruturas naturais no entorno do canal e as construídas nas áreas alagadiças, reduz-se as inundações em episódios de enchentes ‘mais brandas’”, justifica.
Santos salienta que algumas dessas taipas já se encontravam naturalmente no ambiente. Parte delas foi reforçada e outras foram criadas quando houve a construção dos piscinões, durante o mandato de José Alberto Wenzel como prefeito (2005 a 2008). Entretanto, ele explica que as estruturas sofreram deteriorações naturais pela ação do tempo, uma vez que são feitas de argila, o que motivou a reconstrução. “Além disso, a enchente desse ano, em maio de 2024, erodiu fortemente essas estruturas devido ao grande volume de água e força da correnteza”, pontua.
A decisão sobre a recuperação das taipas foi antecedida por uma reunião entre representantes da Seoi, da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), o Ministério Público, a FEPAM e a PATRAM. Além disso, os pontos onde realizaram-se os reparos foram indicados por moradores à associação do bairro.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

“É o futuro do futebol”, avalia Tiago Rech sobre possibilidade de o F. C. Santa Cruz virar SAF

Presidente do Galo concedeu entrevista ao programa Conexão Regional na manhã desta quinta-feira, 28 O Futebol Clube Santa Cruz estuda a possibilidade de tornar o Galo uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O presidente Tiago Rech concedeu entrevista à rádio Santa Cruz na manhã desta quinta-feira, 28, quando falou sobre o assunto. Segundo o presidente do Santa Cruz, na terça-feira, 26, a diretoria do clube proporcionou uma reunião com membros […]

today28/11/2024 26


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%