Daiane Inês Rech, Coordenadora Pedagógica e Articuladora Municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, esteve em Brasília no último dia 10, representando a Secretaria de Educação, para receber o Selo Ouro conquistado pelo município. A Cerimônia de Entrega do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, com um público aproximado de 3 mil participantes, aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e contou com a presença Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro de Educação, Camilo Santana, além de autoridades do legislativo e judiciário.
Subiram ao palco representantes dos Governadores, Prefeitos, Secretários de Educação, Professores e estudantes de todas as regiões do País, que abrilhantaram o evento destacando a importância da alfabetização para o sucesso escolar. O prêmio, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reconhece esforços e iniciativas bem sucedidas de gestão das secretarias de educação celebrando os avanços alcançados.
As ações que levaram a conquista foram as assinaturas dos termos de adesão do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Alfabetiza Tchê e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), bem como a distribuição dos materiais didáticos complementares (MDC) composto por tanto para professores(as) como para estudantes que propõem atividades a partir das habilidades definidas no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), cartazes para exposição em sala de aula que abordam textos apresentados em cada uma das Unidades trabalhadas e o Trilhas de Leituras, uma coletânea de textos literários escritos e ilustrados por autores gaúcho.
A elaboração do Plano de Trabalho Anual com foco na alfabetização; as aplicações dos testes de fluência em leitura em 100% dos estudantes do 2º ano e avaliações da Plataforma CNCA em todas as turmas de 1º ao 5º ano nos componente curriculares de Língua Portuguesa e Matemática; oferta de aulas de reforço escolar para recomposição das aprendizagens; a organização de cantinhos de leitura nas salas de aula e incentivo a demais práticas de leitura; a criação da rede Intersetorial Municipal para monitorar e prever ações que combatam as desigualdades de desempenho e fluxo escolar, bem como promovam a busca ativa dos estudantes que não estão frequentes nas Escolas e a promoção de formações pedagógicas com gestores escolares e professores também estavam dentre as ações que concretizaram a conquista.
A passagem aérea e a estadia foram financiadas pelo Ministério de Educação após a Secretaria ter recebido o convite para participar do Evento e enviar ofício ao Ministro para sensibiliza-lo sobre a situação de emergência que Sinimbu ainda se encontra pós catástrofe transcorrida no dia 30 de abril de 2024. Daiane enfatiza que participar desse evento faz reconhecer o trabalho que o município desenvolve em prol das crianças sinimbuenses. “Estive em Brasília, mas represento todos os Profissionais de Educação de Sinimbu que não medem esforços para que os estudantes estejam alfabetizados no final do 2⁰ ano do Ensino Fundamental. Sou professora há mais de uma década e sempre amei alfabetizar, porque ver o encantamento da criança ao descobrir as primeiras palavras, é o que me enche de orgulho”, relata Daiane.
“Esse prêmio é reflexo do esforço, da dedicação e da paixão que cada profissional coloca em sua missão de transformar vidas por meio da educação. O selo simboliza a força do nosso compromisso, a superação de desafios e a união de uma equipe que acredita que a alfabetização é a base para uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca o secretário de Educação, Flávio Miguel Henn.
Wilson Molz, Prefeito, finaliza evidenciando que “a conquista é fruto do trabalho sério e comprometido com a Alfabetização das crianças de Sinimbu, reconhecendo as ações que são feitas aqui e sobretudo, a dedicação de toda a equipe envolvida nesse processo. Em 2025, seguiremos firmes, sem medir esforços, para oferecer aos nossos estudantes uma educação de qualidade e excelência.”