Destaques

Serasa alerta que 3 milhões de gaúchos não sabem que estão endividados

today24/03/2025 6

Fundo
share close

Levantamento mostrou que, desse total, 1 milhão estão negativados no RS. No Brasil, 57 milhões desconhecem a situação pela falta de consulta aos dados

Um levantamento realizado pela Serasa mostrou que mais de 3 milhões de gaúchos não sabem que estão endividados. Desses, mais de 1 milhão foram negativados pelos credores e, portanto, fazem parte do Cadastro de Inadimplentes. São pessoas físicas ou jurídicas que não sabem sobre a situação de inadimplência e nem sobre os benefícios especiais a que têm direito para negociar e limpar o nome.

Esses consumidores nunca consultaram o CPF ou CNPJ no aplicativo ou site da Serasa e, portanto, desconhecem a existência de mais de 12 milhões de ofertas de dívidas para serem negociadas e pagas com vantagens e benefícios especiais, como os altos descontos, pagamento via Pix para baixa da negativação instantânea e a atualização do Score em tempo real.

As ofertas desconhecidas do Feirão de negociações estão disponibilizadas por empresas de diversos segmentos, como bancos, cartões de crédito, securitizadoras (empresas que compram dívidas), universidades, lojas, supermercados, companhias de telefone e internet, energia, água e outros serviços essenciais.

No Brasil, o número chega a 57 milhões de pessoas que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, dos quais pelo menos 19 milhões estão negativados.

As causas do desconhecimento:

A especialista da Serasa em educação financeira e gerente da plataforma Limpa Nome Aline Maciel explica que o desconhecimento sobre débitos pode ter diferentes causas, como a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e, de maneira mais ampla, a desinformação financeira.

“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, conta Aline. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada”, comenta.

Consulta do CPF ou CNPJ e negociação de dívidas no Feirão:

O consumidor pode consultar se há dívidas em seu nome e aproveitar as ofertas pelo site ou pelo aplicativo da Serasa. Além disso, em 10 mil agências dos Correios de todo o Brasil há isenção de taxas para negociação de dívidas até 31 de março.

Baixe o app da Serasa: faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela, como a existência de possíveis dívidas e a pontuação do Serasa Score.

Escolha a oferta: após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.

Revise e finalize o acordo: escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.

Faça o pagamento do acordo: ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Fonte: Correio do Povo

Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz

Rate it