Com base no compromisso com o futuro sustentável da região, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizará a compra de cinco estações meteorológicas em apoio à retomada pós-enchentes. Elas serão doadas para um dos projetos que fazem parte do Plano dos 4 Eixos Temáticos levantados pelo Comitê Pró-Clima do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A divulgação da doação dos equipamentos, que somam o valor de R$ 249 mil, foi realizada na última sexta-feira, 13, pelo presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, durante a Assembleia de Eleição do novo presidente do Cisvale.
Conforme Petry, as estações meteorológicas fazem parte do Eixo 1 – Resiliência Climática e Gestão de Desastres do Plano, em que um dos objetivos é a instalação dos equipamentos em pontos estratégicos para incremento da rede de monitoramento de cursos hídricos e previsão de inundações e cheias. “Estamos dando o primeiro passo, pois somos a primeira organização a apoiar um dos projetos do Plano dos 4 Eixos Temáticos. O Cisvale é o responsável pela administração e gestão destes projetos”, explicou o líder cooperativista.
Dentro da proposta está a instalação de cinco estações de monitoramento meteorológicas completas (umidade, temperatura, pressão atmosférica do ar, pluviometria, umidade e temperatura do solo, molhamento foliar, velocidade e direção do vento e radiação solar), que funcionarão junto com outras 15 estações de monitoramento do nível da água. O levantamento da necessidade foi realizado em detrimento aos eventos climáticos de maio de 2024, baseado na extensão dos rios, no inevitável monitoramento contínuo e emissão de alertas.
Todos os projetos do Plano dos 4 Eixos Temáticos dispõem de ações de adaptação, resiliência e mitigação no que diz respeito aos eventos climáticos extremos nos municípios do Vale do Rio Pardo. São 4 Eixos de atuação, com propostas que têm como foco o desenvolvimento sustentável e o melhor uso dos recursos naturais com protocolos adaptados à realidade da região. O intuito de todo o trabalho é incluir o Vale do Rio Pardo nos planos de ação do Governo do Estado para o enfrentamento das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul até 2050.
Para a presidente do Cisvale e prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, a doação reforça o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento da região. “A doação da Sicredi Vale do Rio Pardo pode ser considerada como o pontapé inicial dos projetos criados pelo Comitê Pró-Clima do Vale do Rio Pardo, pois de fato, é a primeira iniciativa que contempla uma das seis propostas desenvolvidas por nossos técnicos. Com este aporte teremos condições de gerar dados mais precisos e antecipar situações nas quais precisaremos orientar a população de nossos municípios. Este serviço é fundamental para salvarmos vidas em uma situação extrema, oferecendo confiança e segurança à nossa população. O Sicredi é um grande parceiro do Cisvale, assim como de toda a nossa região. É louvável esta iniciativa porque mostra o quanto a cooperativa está preocupada e inserida em nossa comunidade regional”, enfatizou Sandra.
A Pfizer Baby é destinada a crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Oito mil doses serão encaminhadas para a Capital Prometido para quarta-feira (18), o novo lote com 46 mil doses de vacina infantil contra a covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta (19). A chamada Pfizer Baby é destinada a crianças com idade entre seis meses e cinco anos. As doses já estão sendo […]