Mobilização realizada na manhã desta quinta-feira, no Centro de Santa Cruz do Sul, reforçou que trabalhadores não irão trabalhar no próximo domingo, 13
Os trabalhadores do comércio setor lojas retornaram às ruas de Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 10, para seguirem mobilizados contra o trabalho aos domingos e feriados no município. A mobilização confirmou mais uma vez o desejo da categoria em não trabalhar aos domingos e feriados e cobra a falta de entendimento entre patrões e empregados, por conta da falta de diálogo com o sindicato patronal. Com a mobilização, foi confirmado que não haverá possibilidade de trabalho no próximo domingo, dia 13, para trabalhadores que atuam em lojas dentro e fora do parque da Oktoberfest.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, Adriana Helfer, a responsabilidade sobre a situação gerada é do sindicato que representa os lojistas. “Não houve vontade em realizar um acordo, porque disponibilizamos datas, mas não fomos ouvidos. Todo este impasse causado por conta da falta de um acordo para permitir o trabalho dos comerciários na Oktoberfest não é culpa dos trabalhadores e do nosso sindicato, mas sim, da patronal que não aceita negociar”, pontua.
Adriana ressalta que não há previsão no contrato de trabalho – exceto quando feito por meio de acordo – sobre o trabalho dos comerciários aos domingos. “O que está previsto e correto são as horas extras de serviços inadiáveis, como fechamento de caixa, ou a conclusão de alguma tarefa extra. Fora isto, não é permitido que o trabalhador exceda sua carga horária, assim como, não é possível modificar a jornada dos trabalhadores sem acordo”, diz. Conforme a presidente, a decisão de permitir o trabalho no próximo domingo, dia 13, assim como a ampliação da jornada nesta sexta-feira – ambas propostas do sindicato patronal – não têm aprovação da assembleia dos trabalhadores, realizada em frente às lojas, na manhã desta quinta-feira.
Desejo público
Para a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, Adriana Helfer, a falta de diálogo com o Sindilojas gerou um impasse na situação dos trabalhadores. “Não nos negamos a negociar em nenhum momento, no entanto, não percebemos a mesma vontade deles. Faltou interesse em permitir que o trabalho no domingo fosse apenas dentro do parque, ocasionando toda esta situação que agora estamos vivenciando”, avalia.
A presidente confirmou que os trabalhadores estão mobilizados contra o trabalho aos domingos e feriados. “Os trabalhadores expressaram em ato público a posição negativa do trabalho aos domingos, uma vez que eles não aceitam porque não foram contratados para trabalhar aos domingos e feriados. Esta é a posição dos trabalhadores, indiferente do que diga o Sindilojas, neste caso não cabe mais negociação”, complementa Adriana.
Adriana ressalta que o acordo coletivo para o trabalho aos domingos e feriados, nas lojas instaladas dentro do Parque da Oktoberfest, ainda pode ser assinado entre as entidades. O documento cria regras para horário, pagamento de prêmio, vale-refeição e folgas para os trabalhadores que estiverem lotados em estabelecimentos na Feirasul.
Neste sábado, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Centenária de Vale do Sol realizará a 2ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A programação inicia às 8h30 min. com recepção e acolhida dos peregrinos na Igreja Matriz São José. Às 9h, ocorre a caminhada até a Igreja Centenária, e na sequência, a Santa Missa, que contará com a presença do Bispo Diocesano, Dom Itacir Brassiani. Após, as atividades seguem […]